Advogados reunidos

Evento comemora 80 anos da União Internacional dos Advogados

Autor

1 de novembro de 2007, 23h00

Pelo menos 60 advogados brasileiros participam do 51º Congresso da União Internacional dos Advogados (UIA), que acontece até o dia 4 de novembro, em Paris, na França. No evento, são comemorados os 80 anos da UIA e os participantes discutem os Direitos Humanos.

Um dos debates é sobre direitos das mulheres, dividido em três mesas redondas e que abordam a igualdade entre homens e mulheres, os obstáculos econômicos que elas enfrentam, a ações afirmativas existentes pelo mundo e como está o acesso ao poder pela mulher.

Outro tema será a governança corporativa, conjunto de normas fundamentais para que empresas se tornem mais competitivas no contexto global e a economia dos países cresça também com mais competitividade. Também serão discutidos os processos criminais no mundo.

O atual presidente da instituição, o advogado brasileiro Paulo Lins e Silva faz um balanço sobre os avanços na sua gestão à frente da instituição em prol dos Direitos Humanos. A UIA atuou no caso da liberação de um grupo de cinco enfermeiras búlgaras e um médico que estavam presos na Líbia há oito anos sob acusação de teriam contaminado mais de 400 crianças com o vírus HIV.

Lins e Silva fala, ainda, sobre casos de advogados presos de forma arbitrária em países como o Congo e a Tunísia, além de sua participação na campanha “Liberdade para os Cinco”, como ficou conhecido o movimento em prol da liberdade para os cubanos presos pelos Estados Unidos, desde o dia 12 de setembro de 1998.

Segundo o presidente da UIA, existia denúncia de que os cubanos estavam tendo seus direitos desrespeitados pelas prisões e pelo Poder Judiciário norte-americano, em um julgamento tipicamente político.

Além de representantes brasileiros, participam do Congresso mais de 100 presidentes de ordens de advogados de todo o mundo. A abertura do encontro, nessa quarta-feira (31/10), contou com a presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que ganhou de Lins e Silva uma camisa da seleção brasileira de futebol.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!