Falta de ética

OAB paulista puniu mais de mil advogados no ano passado

Autor

4 de julho de 2007, 17h28

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de São Paulo aplicou 1.413 punições a advogados do estado, que responderam processos ético-disciplinares em 2006. Foram 532 censuras-advertências; 859 suspensões provisórias e 22 propostas de exclusão definitiva dos quadros da entidade.

Em relação a 2005, o número de punições diminuiu. Na época, foram aplicadas 679 censura-advertências, 1.153 suspensões temporárias e 29 propostas de exclusão.

“A queda na quantidade de punições revela que os advogados vêm observando mais os primados éticos de nossa classe”, comenta o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

Segundo o presidente do Tribunal de Ética, Fábio Romeu Canton Filho, serão criadas no segundo semestre mais três turmas julgadoras no tribunal. Uma na capital e duas na Grande São Paulo.

Atualmente, existem 17 turmas do Tribunal de Ética da OAB paulista. Elas estão presentes nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Araraquara, Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Campinas.

“Estamos trabalhando também no sentido de finalizar a instalação do sistema de informatização de todas as turmas, o que permitirá ampliar a uniformização dos procedimentos”, ressalta Canton.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!