Ecos da posse

Três Poderes têm vivido em harmonia, diz Gilmar Mendes

Autor

2 de janeiro de 2007, 12h08

Representante do Judiciário na cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (1/1), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, disse que o país tem vivenciado, sob as normas constitucionais, um clima de harmonia entre os Poderes.

Para o ministro tem havido um clima de absoluta tranqüilidade nas relações institucionais. No entanto, reconheceu a ocorrência de episódios de confronto entre as instituições. “Aqui ou acolá temos tido escaramuças”, disse. As informações são da Agência Senado.

Para o ministro, a violência no país é uma questão nacional que envolve não só a atuação dos três Poderes, mas também uma cooperação intensa entre o plano federal e o plano estadual, “para não dizer o esforço da própria sociedade para superar esse grande entrave no âmbito da liberdade dos cidadãos”.

Também presente à solenidade, o ministro do Supremo Sepúlveda Pertence avaliou o novo mandato do presidente Lula como mais uma oportunidade para que o país progrida na efetivação dos direitos constitucionais. “Tensões daqui e dali são naturais no jogo democrático e o importante é que os três Poderes se respeitem.”

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!