Nota de desagravo

Procuradores rebatem acusação de que MP é irresponsável

Autor

2 de fevereiro de 2007, 17h25

A Associação Nacional dos Procuradores da República divulgou nota de desagravo aos promotores da Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. A entidade manifestou seu repúdio ao ataque feito pelo presidente da Assembléia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), no dia da posse dos novos deputados estaduais, na quinta-feira (1º/2).

Com mais de 20% (16 dos 70) dos seus parlamentares sob investigação por suposta prática de corrupção, fraude ou abuso de poder econômico, Picciani afirmou logo após a sessão de posse que o MP Eleitoral é “irresponsável”.

“Isso não mancha a imagem da Casa. Acho que mancha a imagem do Ministério Público, que é irresponsável”, declarou o deputado, que em seguida disse: “mas não quero polemizar com isso. Isso é uma questão do Judiciário.”

O deputado, pertencente a base de apoio do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), falou praticamente como presidente reeleito da Casa. A eleição, que acontece nesta sexta-feira (2/1), tem chapa única. Um dos denunciados é o próprio Picciani.

Para o Ministério Público, “a atuação impessoal, imparcial e absolutamente responsável do Ministério Público Eleitoral no Rio, investigando e promovendo ações contra 31 candidatos nas últimas eleições, tem por único objetivo o combate ao abuso de poder, em nome da garantia da legitimidade do processo eleitoral”.

Dezesseis deputados estaduais e quinze federais estão sofrendo ações de impugnação de mandato no TRE, por iniciativa do procurador regional eleitoral, Rogério Nascimento. Além de Picciani, foram denunciados os parlamentares Álvaro Lins (PMDB), Alair Correa (PMDB), Anabal Barbosa (PHS), Alessandro Calazans (PMN), Jane Cozzolino (PTC), Nader Júnior (PTB), Edson Albertassi (PMDB), Domingos Brazão (PMDB), Fábio Silva (PMDB), Glauco Lopes (PSDB), Inês Pandeló (PT), Mário Marques (PSDB), Wilson Cabral (PSB), Rodrigo Dantas (PFL) e Sabino (PSC).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!