Regras do MPU

Servidores do MPU querem derrubar restrições para remoção

Autor

12 de abril de 2007, 0h02

Os servidores do Ministério Público da União estão contestando portaria interna que impede de concorrer à remoção os advertidos e suspensos nos últimos 180 dias ou dois anos. O pedido de Mandado de Segurança coletivo foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (Sinasempu).

A portaria, publicada em março deste ano, cria, segundo o sindicato, uma dupla punição ao restringir a participação dos servidores no concurso de remoção.

O sindicado argumenta que a portaria extrapola as regras previstas na Lei 11.415/06, que trata das carreiras dos servidores do Ministério Público da União (MPU), ferindo os princípios constitucionais da legalidade e da razoabilidade.

“Encontra-se pacificado na doutrina (jurídica) que uma portaria, ato administrativo, não pode criar limitação ao direito dos particulares, restringindo dispositivo de norma superior reguladora da mesma matéria”, ressalta o Sinasempu.

Além da suspensão liminar dos dispositivos da portaria que criam a dupla punição, o Sinasempu solicita a abertura de um novo prazo para a inscrição no concurso de remoção, no caso de haver servidores já prejudicados.

A relatora é a ministra Cármen Lúcia.

MS 26.535

Confira as técnicas de gerenciamento e marketing usadas pelos escritórios que se destacam no mercado e pelos departamentos jurídicos de sucesso no seminário Gerenciamento e Marketing: Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, promovido pela ConJur.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!