Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

A Rebelião da Toga

Desembargador Renato Nalini lança livro sobre atuação do juiz

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Renato Nalini, lança, no próximo dia 8 de novembro o livro A Rebelião da Toga. A obra é um convite à magistratura para participar de uma transformação do Brasil baseada na Constituição.

O livro pretende estimular que os juízes passem a atuar menos em função dos rituais e das praxes e mais com o objetivo de propiciar concórdia e harmonização entre as pessoas. O prefácio é do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski.

José Renato Nalini foi membro do Ministério Público de São Paulo de 1973 à 1976, quando ingressou na magistratura. Trabalhou em diversas comarcas do interior de São Paulo, foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, na gestão do desembargador Sylvio do Amaral e juiz auxiliar da presidência nas gestões dos desembargadores Nereu César de Moraes e Aniceto Lopes Aliende.

Nalini foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada Criminal em 1993. Promovido a desembargador em novembro de 2004, integra a 1ª Câmara de Direito Público e a Câmara Especial do Meio Ambiente e foi eleito Integrante do Órgão Especial do Tribunal de Justiça. É professor de Ética Geral e Profissional na faculdade de Direito da FAAP e Filosofia do Direito na Faculdade de Direito Unianchieta. É mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo.

Saiba como buscar eficiência e rentabilidade para seu escritório no Seminário Os Rumos da Advocacia para 2007.


Revista Consultor Jurídico, 30 de outubro de 2006, 7h00

Comentários de leitores

2 comentários

Meus cumprimentos ao Desembargador José Renato ...

jomapial (Juiz Estadual de 2ª. Instância)

Meus cumprimentos ao Desembargador José Renato Nalini por mais essa obra, pois já se pode antever sua influência na modernização de nossa Justiça e na melhor formação dos nossos magistrados. Nalini representa, hoje, o magistrado que mais se preocupa com o recrutamento e formação dos juízes em nosso País, e é de se esperar que suas idéias sejam cada vez mais aproveitadas pelos nossos Tribunais. Parabéns. José Maurício Pinto de Almeida Des. do TJPR

Em meio a tantas e atuais discussões sobre "éti...

Alexandre Cadeu Bernardes (Advogado Sócio de Escritório)

Em meio a tantas e atuais discussões sobre "ética", ao ensejo desta nova obra do Dr. Renato Nalini, que temos certeza marcará espaço no meio jurídico, aproveito para indicar outra obra do mesmo Mestre - "ETICA GERAL E PROFISSIONAL" -, bem oportuna aos dias em que vivemos hoje, onde a expressão "fazer o bem e não olhar a quem" parece ter se distanciado da sociedade como um todo. MEUS PARABENS DESEMBARGADOR!

Comentários encerrados em 07/11/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.