Visão estratégica

Segredo do advogado é atender rápido e cobrar barato

Autor

20 de outubro de 2006, 17h08

A realidade do mundo está exigindo mudanças no perfil esperado do advogado. O profissional do Direito, além de ter conhecimento técnico jurídico precisa pensar em novas estratégias para solucionar de forma mais rápida e mais barata o problema do seu cliente. A sugestão é do advogado e presidente da Comissão Especial de Assuntos Institucionais da OAB, Jarbas Andrade Machioni, em palestra sobre Novos Paradigmas e estratégias de Advocacia. O advogado foi um dos expositores do seminário Novas Tendências da Advocacia Contemporânea, promovido pela seccional paulista da OAB na quarta (18/10) e quinta-feira (19).

Para Jarbas Machioni, o fato de o advogado solucionar o problema do cliente de forma rápida e mais barata não significa uma queda do orçamento do escritório e sim o contrário. “O advogado que resolve de forma simples e rápida cativa o cliente que vai consultá-lo toda vez que tiver problemas, além de indicá-lo para os outros.”

Para ele, a advocacia está vivendo o mesmo processo pelo qual já passou a medicina. O setor médico que antes propunha tratamentos demorados e caros passou a oferecer tratamentos rápidos e mais baratos e a atende a uma demanda muito maior.

Machioni acredita que a advocacia tem que estar preparada para esse novo período e ter visão estratégica para melhor atender seu cliente e ao mesmo tempo fazer com que seu escritório seja bem sucedido.

Na sua opinião, advogado com visão estratégica deve pensar, por exemplo, qual é o melhor local para se ajuizar a ação, se houver esta possibilidade no caso. “Se a ação pode ser ajuizada no Rio de Janeiro, onde a sentença demora muito menos tempo do que em São Paulo e custa um terço, essa possibilidade deve ser oferecida para o cliente,” diz.

No caso de ações mais simples, que podem ser ajuizadas nos Juizados Especiais sem a presença do advogado, o profissional do Direito, na opinião de Machioni, pode oferecer uma consulta para orientar o seu cliente na ação. “O cliente pode tocar a ação sozinho e ao mesmo tempo advogado ganha a confiança do cliente por tê-lo orientado.”

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!