Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Último tempo

Mais uma chapa se candidata para as eleições da Aasp

As eleições para um terço dos conselheiros da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), marcadas para o próximo dia 4, serão mais agitadas do que se pensava. Não bastasse o racha da situação, uma terceira chapa lançou a sua candidatura nesta sexta-feira (24/11).

Fazem parte do grupo: Adriana Montessano, Antônio Craveiro da Silva, Carlos Eduardo Martino, Luciene Ferreira Lacerda, Roberto Marques das Neves, Sérgio Niemeyer e Vladimir Oliveira da Silveira. A chapa tem o apoio do advogado Carlos Celso Orcesi da Costa, superintendente da Associação Comercial de São Paulo.

“Conclamamos todos os associados para votar. Os dirigentes não podem mais ser eleitos por apenas 1% dos associados”, diz Niemeyer. De acordo com ele, como o voto é facultativo, grande parte dos advogados não vota. “A nossa proposta para incentivar e facilitar a vida do associados é permitir a votação pela internet.”

A eleição da diretoria é feita anualmente pelo colégio eleitoral composto por 21 integrantes do conselho diretor da entidade. No sistema de rodízio que rege a composição do conselho, um terço dos conselheiros é renovado a cada ano. Isso significa que o novo presidente será decidido na eleição dos sete conselheiros.

Pela primeira vez na história, dois conselheiros da mesma gestão disputam a presidência da Aasp. Apoiados por lideranças significativas da classe, estão na disputa o atual diretor Sérgio Pinheiro Marçal e o conselheiro Flávio Yarshell.

Pelas contas dos candidatos, Marçal conta com nove votos e Yarshell com oito na atual composição do conselho (excluídos os candidatos em fim de mandato que não pleiteiam a recondução ao cargo e já contabilizados os votos dos conselheiros que concorrem à reeleição). Isso significa que o candidato que conseguir eleger a chapa de sua preferência, deve ser o escolhido para a presidência.

A chapa que apóia Yarshell e quer a renovação é formada por Taís Gasparian, Flávia Rahal, Norma Kyriakos, Durval Figueira, Mario Sérgio Mello Ferreira, Armando Rovai e José Eduardo Loureiro. Taís e Flávia disputam a reeleição. O grupo conta com o apoio de lideranças como Arnaldo Malheiros Filho, José Carlos Dias, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Mário Sérgio Duarte Garcia.

Marçal, que busca a recondução como conselheiro, forma na chapa ao lado de Cibele Marçal Tucci, Domingos Refinetti, Eduardo Reale Ferrari, Arystóbulo de Freitas, Sérgio Rosenthal e Luiz Carlos Moro. Freitas também busca a reeleição. A chapa é apoiada por José Roberto Batochio, Clito Fornaciari, José de Castro Bigi e José Diogo Bastos Neto.

A terceira chapa a concorrer não divulgou qual dos dois pretende apoiar para a Presidência. Poderá, ainda escolher um terceiro conselheiro para o cargo.

Revista Consultor Jurídico, 25 de novembro de 2006, 7h01

Comentários de leitores

10 comentários

Marina Ruggiero (advogada e sócia da Paulo Edua...

marina (Advogado Associado a Escritório - Civil)

Marina Ruggiero (advogada e sócia da Paulo Eduardo Fucci Advocacia) Meu pai, Biasi Ruggiero, foi presidente da AASP e tinha enorme apreço por essa instituição. Com certeza vem daí o meu desejo de ver essa instituição crescer, progredir, ir além. O que, é sabido, é absolutamente possível. Mas, para que isso se concretiza é necessário uma administração inovadora, transparente e aberta. Por essa razão, foi com grande alegria que recebi a notícia da inscrição da CHAPA 3. Estive com os integrantes da chapa, conversei com todos e estou absolutamente convicta que essa é a opção. Po isso, conclamo todos os meus colegas e amigos a votarem na CHAPA 3 no dia 4/12/06. É certo que o voto é facultativo, mas, a AASP é nossa, e isso o torna obrigatório. Como disse Vieira "a omissão é o pecado que se faz não fazendo". Esse pecado eu não quero cometer. Vamos votar!! Faço minhas as palavras de Marina Ruggiero, filha de meu ilustre mestre e sócio, que amava a Associação, tendo dedicado grande parte de sua vida a ela. Por isso apoio integralmente a chapa por ela escolhida. Paulo Eduardo Fucci, advogado e sócio da Paulo Eduardo Fucci Advocacia.

CHAPA 3 Que feliz notícia a candidatura de mai...

Wilma Moretti (Advogado Sócio de Escritório)

CHAPA 3 Que feliz notícia a candidatura de mais uma chapa nas eleições promovidas pela AASP, da qual sou associada há vários anos. E felicidade maior é saber que entre seus integrantes encontra-se o Dr. Sérgio Niemeyer. Sinto-me agora verdadeiramente motivada a participar da eleição porque vejo a possibilidade real de mudanças. Tenho certeza que o Dr. Sérgio e os demais integrantes da Chapa 3 poderão empreender um novo ritmo na AASP, dando-lhe novos contornos e oferecendo serviços mais conformes com a tão difícil vida dos advogados. Conte com o meu voto e daqueles que, como eu, conhecem o seu trabalho e a sua seriedade!

Finalmente nós associados temos a possibilidade...

Ricardo Algarve Gregorio (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Finalmente nós associados temos a possibilidade de escolher uma 3a. opção de pensamento e de atitude ! Tenho acompanhado durante muitos anos a falácia da "renovação" do terço diretor da AASP. Digo falácia porque quase nada se renova quando o assunto é poder ! Aliás, esta é a opinião daqueles que já lançaram seus comentários por aqui. Votar na Chapa 3, é votar numa renovação verdadeira, é votar em quem tem coragem, iniciativa e boas idéias. E essas características sei que Dr. Sérgio Niemeyer tem de sobra. Advogado ético, realmente comprometido com a classe, que não tem vergonha de dizer o que pensa e fazer aquilo que acredita como o mais correto, doa a quem doer. Tenho certeza que a AASP precisa de dirigentes como Niemeyer ! Dr. Sérgio conte com o meu apoio e dos demais sócios e associados de meu escritório. Boa sorte Chapa 3. Ricardo Algarve Gregorio

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 03/12/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.