Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Números do desagrado

Pesquisa revela insatisfação entre policiais federais

Por 

Pesquisa informal feita no site da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, revela que 70% dos servidores da PF, se pudessem, deixariam a corporação. Apenas 28% dos votantes dizem que não deixariam a PF e 2% dos Policiais Federal dizem não ter opinião. Participaram da enquete 833 votantes.

Para a Fenadepol, o motivo de insatisfação entre os delegados federais não está restrito à questão salarial, "Há mais um dado para pensar", diz o presidente da entidade, delegado Armando Coelho Neto. Para 80% dos Policiais Federais as condições de trabalho na instituição são ruins ou péssimas. Os que consideram trabalhar em ótimas condições correspondem a 4%. "Mas essa ilha de conforto ninguém sabe onde fica", diz nota da Fenadepol.

Diz a Federação Nacional dos Delegados que "um outro dado a ser apreciado no atual momento da Polícia Federal é que 84% dos servidores estão dispostos a realizar algum tipo de protesto”.

Diante desses números, a Federação Nacional dos Delegados tomou a decisão de promover uma pesquisa formal para detectar qual o real estado de ânimo dos delegados. Questionários serão distribuídos para que todos os policiais federais manifestem sua opinião "Há muitos motivos para isso. As pessoas não precisarão ficar vinculadas ao horário das assembléias e poderá haver maior expressão numérica. A simples recusa em receber o questionário ou a falta de resposta já será uma forma de posicionamento”

Uma justificativa para se fazer a pesquisa diz respeito às cicatrizes abertas na última greve e durante o protesto do ano passado. Muitos não Delegados dizem que não aderem em hipótese alguma a movimento promovido pela categoria".

Confira a pesquisa no site da Fenadepol http://www.fenadepol.org Veja os resultados da enquete:


As condições de trabalho oferecidas pelo DPF são:

Votos

%

Ótimas

26

4,22

Boas

96

5,58

Ruins

270

43,83

Péssimas

224

36,36

Total

616



Se você pudesse deixaria a Polícia Federal?

Votos

%

Sim

586

- 70,35

Não

230

27,61

Sem opinião

17

2,04

Total

833



O que você fará se o aumento não sair?

Votos

%

Greve

327

53,69

Operação Padrão

115

18,88

Outro protesto

64

10,51

Nada

103

16,91

Total

609



 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 4 de maio de 2006, 17h17

Comentários de leitores

4 comentários

A realidade é que os salários dos juízes e prom...

Robson Cezar da Silva Barreto (Delegado de Polícia Estadual)

A realidade é que os salários dos juízes e promotores subiram muito acima dos demais servidores, o que notadamente trouxe muita insatisfação, principalmente na classe dos operadores do Direito. Ora, se um procurador ou juiz federal ganha inicial R$19.000,00, qual razão não deixar o cargo de delegado, auditor, advogado geral, etc., se o curso é o mesmo ??? O mesmo se aplica aos servidores estaduais. Afinal, existe uma classe privilegiada de servidores e os demais que se explodam !!!

A pesquiza que serve de base estatística no cas...

mangusto (Advogado Autônomo)

A pesquiza que serve de base estatística no caso em tela, pode conter lacunas, mas as notícias acerca das más condições de trabalho dos policiais federais não podem ser refutadas. A entidade vem prestando um ótimo trabalho, até desproporcional ao volume de recursos de que dispõe. E, embora a comparação seja imprópria, vale dizer que em outros países, as dotações orçamentárias permitem um tratamento e possibilitam a oferta de condições de trabalhomuito mais satisfatórias, de modo que sómente o esforço de boa parte dos federais é que atesta os bons serviços prestados à nação, principalmente nesta era em que os escândalos públicos solicitam hercúleo esforço na investigação e detenção dos "sacarfaces" pátrios. Há que se ter vontade política, também aí. A estruturação da carreira seria um bom passo inicial!

LEI ORGÂNICA, isso é o que falta para seus serv...

Frankil (Agente da Polícia Federal)

LEI ORGÂNICA, isso é o que falta para seus servidores. O Governo poderia olhar mais pra essa instituição que enche de orgulho os brasileiros. Por isso Presidente LULA, envie logo essa Lei Orgânica da PF para o Congresso e pare de enrolar os Policiais Federais.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 12/05/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.