Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Indicação da categoria

Vitore Maximiano é o primeiro da lista para Defensoria de SP

Por 

Vitore André Zilio Maximiano ficou em primeiro lugar na eleição para a formação da lista tríplice para a escolha do primeir defensor público-geral de São Paulo. Na eleição desta terça-feira (2/5), entre os defensores do estado, Maximiano obteve 81,7% dos votos. Em segundo lugar ficou Pedro Giberti com 10,3% e em terceiro Cristina Guelfi Gonçalves com 8,2%. Agora, os três nomes seguem para o governador Claudio Lembo que deverá escolher, no prazo de 15 dias quem será o primeiro defensor-geral de São Paulo. Via de regra o governador costuma respeitar a escolha da categoria.

Caberá ao futuro defensor-geral organizar, em 30 dias, o primeiro concurso para contratar novos defensores públicos. Devem ser abertas 313 vagas para o concurso, já que é necessário preencher as 400 vagas estipuladas por lei. Já estão preenchidas 87 vagas, por antigos membros da Procuradoria Geral do Estado que fizeram a opção de mudar para a Defensoria. Procuradores da PGE eram os responsáveis pela Assistência Judiciária, que fazia as vezes de defensoria até agora.

O defensor público Vitore Maximiano é mestre em Direito do Estado pela PUC-SP e procurador na área criminal desde 1994. Ele pretende ajudar a construir uma defensoria voltada para os anseios da sociedade. Pretende descentralizar o trabalho dos defensores para os bolsões de pobreza do estado e levar assistência à população mais carente.

Segundo Maximinano, o atendimento deverá ser global e multidisciplinar com participação de outros especialistas como psicólogos e assistentes sociais. Para ele, a assistência jurídica não deve abranger somente a fase judicial, mas acompanhar o caso tentando uma mediação.

Também foram apurados os votos para formação do Conselho da categoria, para o qual concorria apenas uma chapa. Os conselheiros eleitos são: Carlos Henrique Acirón Loureiro, Noadir Marques da Silva Junior, Roque Jerônimo Andrade, Victor Hugo Albernaz Junior, Franciane de Fátima Marques.

 é repórter do jornal DCI.

Revista Consultor Jurídico, 3 de maio de 2006, 13h59

Comentários de leitores

2 comentários

V.Excia, Juiz Titular da 1.ª Vara de Cotia, pod...

Pintão (Bacharel)

V.Excia, Juiz Titular da 1.ª Vara de Cotia, podera tirar essa dúvida, falando diretamente com o Sr.Vitore, pelo fone 3667-1955

Tenho uma dúvida sobre o Dr. Vitore: ele fez o ...

Michael Crichton (Médico)

Tenho uma dúvida sobre o Dr. Vitore: ele fez o segundo grau em Marília? Se alguém esclarecer, grato.

Comentários encerrados em 11/05/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.