Movimento nacional

Polícia Federal pode entrar em greve em 15 de junho

Autor

8 de junho de 2006, 13h02

A Polícia Federal pode entrar em greve a partir de 15 de junho. Servidores da instituição começam a organizar, em todo o Brasil, movimentos de paralisação, operações padrão e mais uma variada estratégia de mobilização em protesto ao que chamam de descaso do governo federal.

Os policiais federais — unidos a agentes, delegados, peritos, escrivães, papiloscopistas e servidores administrativos — estão fazendo assembléias-gerais em todo o país para decidir sobre a paralisação. No dia 10 de junho acaba o prazo sugerido pelas entidades que representam a categoria para a definição na questão.

Os estados de São Paulo, Rondônia, Paraíba, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Amazonas, Acre, Mato Grosso, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Piauí já anteciparam suas assembléias e decidiram seguir a orientação de mobilização nacional.

A Federação Nacional dos Policiais Federais sugeriu a data limite de 15 de junho para a deflagração do movimento, caso o governo não cumpra o reajuste prometido e os acordos tratados durante um ano e, segundo as entidades, aceito pelo Ministério da Justiça, Casa Civil e até pela Presidência da República.

Para o presidente da Fenapef , Francisco Garisto, o acordo não é cumprido porque “técnicos” desafiam as determinações ministeriais e até presidencial e não cumprem o que foi acertado oficialmente com a categoria.

Pela primeira vez na história da Polícia Federal, e do movimento sindical e associativo, os servidores da Polícia Federal de todas as categorias funcionais estão participando das assembléias estaduais e aderindo juntos ao que se chamará Movimento de Mobilização Nacional Unificado.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!