Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Virgem menstruada

Católicos protestam contra suposto desrespeito à Virgem na TV

A Igreja Católica não conseguiu impedir a transmissão de um episódio do desenho animado South Park, na quarta-feira (22/2), na Nova Zelândia. O episódio irritou os católicos por mostrar uma estátua da Virgem Maria menstruando. As informações são da Agência Ansa.

O South Park é uma série de desenho animado que mistura comédia e horror, com acontecimentos bizarros. O último escolhido, a Virgem Maria menstruando e respingando sangue no rosto do Papa, causou centenas de reclamações, uma campanha feita pelos bispos católicos pedindo o boicote da série e uma tentativa de intimação judicial.

Nada foi suficiente e o episódio, que seria transmitido em maio, foi antecipado pela rede TV Works, batendo recordes de audiência, seis vezes mais alta do que a média dos outros canais.

O incidente repete, em menor escala, os protestos do mundo islâmico contra a publicação de charges do profeta Maomé, consideradas ofensivas ao islã. Nos dois casos se discute o conflito entre a liberdade de expressão e o direito de crença.

Revista Consultor Jurídico, 27 de fevereiro de 2006, 12h22

Comentários de leitores

18 comentários

TEM GENTE QUE, MESMO SABENDO QUE ESTÁ HAVENDO U...

A.G. Moreira (Consultor)

TEM GENTE QUE, MESMO SABENDO QUE ESTÁ HAVENDO UM "JOGO DE FUTEBOL" NO ESTÁDIO DO MARACANÃ , (DESPORTO QUE NÃO É DO SEU AGRADO), MAS, AINDA ASSIM, VAI ATÉ LÁ, APENAS PARA "MANDAR PARAR O JOGO" DE FUTEBOL E PROPOR UM "JOGO DE BOCHA" ! ! ! AFINAL, NUM PAÍS COM TANTOS PROBLEMAS, COM QUE DIREITO NOS DAMOS AO LUXO DE PERDER TEMPO COM COISAS "DESPREZÍVEIS" : FUTEBOL, CERVEJA, CARNAVAL, ETC. ? ? ?

...

Silvio Venâncio (Estudante de Direito - Criminal)

...

Com tanto assunto mais importante, todos estão ...

Silvio Venâncio (Estudante de Direito - Criminal)

Com tanto assunto mais importante, todos estão se preocupando em debater um tema, que ao meu ver é desprezível, vez que em um país onde somos feitos diariamente de "palhaços", seria esse um tema melhor a ser discutido, por pessoas com tanta cultura, como as que fazem parte deste. Não sou ateu como muitos podem pensar, tenho minhas crenças e não preciso de religião alguma para demonstrar isso, porém respeito todo e qualquer tipo de crença religiosa, bem como suas diversas formas de cultuá-las, mas reforço apenas minha opinião de nos preocuparmos um pouco mais com assuntos concretos, como fome, desemprego, violência (que por sinal está destruindo nosso país e o mundo), do que ficar perdendo tempo com uma discussão por causa de um desenho. Ao meu ver é o desrespeito muito grande, mas não é um tema tão importante, que mereça ocupar nosso tempo, tempo esse que poderia ser ocupado com assuntos muito mais importantes como supra citei.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/03/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.