Luto na advocacia

Colegas de outros escritórios homenageiam Pinheiro Neto

Autor

21 de setembro de 2005, 19h07

Um grande advogado que trouxe muitas inovações para os escritórios de advocacia brasileiros. Essa é a definição unânime sobre quem foi Pinheiro Neto para alguns dos colegas de profissão de outros grandes escritórios de advocacia.

Fundador há 25 anos do maior e mais tradicional escritório de advocacia do Brasil, que recebe o seu nome, José Martins Pinheiro Neto morreu na manhã desta quarta-feira (21/9), aos 88 anos.

Para os colegas, Pinheiro Neto usou grandes idéias e seu caráter empreendedor para construir um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil. “Ele foi uma pessoa extraordinária, um super advogado e administrador, sempre deu muita atenção para toda a sua equipe e aos seus amigos de outros escritórios. Vai deixar uma grande lacuna para a advocacia brasileira e para o direito empresarial.” diz Orlando Di Giacomo do Demarest e Almeida.

Sempre à frente do seu tempo, buscou nos escritórios internacionais novos modelos para a advocacia do país. De acordo com Miguel Reale Júnior do Reale Advogados Associados a definição para Pinheiro Neto seria “inovador, criou escola e preparou a advocacia brasileira para a época da globalização.”

Pinheiro Neto também deu um grande salto para o desenvolvimento dos escritórios ao criar, em 1956, a primeira sociedade de advogados no país para dividir clientes e despesas. “Pinheiro Neto com dedicação e firmeza de propósitos introduziu no Brasil o modelo e o prestígio das grandes firmas mundiais de advocacia. Escreveu um inédito e incomparável capítulo na história das Sociedades de Advogados,” afirmou Adelmo Emerenciano, Sócio do Emerenciano, Baggio e Associados – Advogados.

O modelo implantado por Pinheiro Neto contribuiu para o desenvolvimento dos outros grandes escritórios. Segundo Paulo Cezar Aragão do Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados“O doutor Pinheiro Neto foi sempre um paradigma para todos os advogados brasileiros da área de direito empresarial. Ele, junto com alguns poucos outros modelos, estabeleceu um padrão de atuação profissional moldado nos exemplos internacionais. O DNA do método de trabalho estabelecido por ele corre nas veias de todos os grandes escritórios brasileiros.”

A advocacia perdeu seu maior inspirador, para o advogado Roberto Quiroga, do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados: Dr. José M. Pinheiro Neto. O ilustre advogado deixou, para o mundo advocatício, um legado sem fim de inovação, qualidade e seriedade.

Segundo o advogado Syllas Tozzini, do escritório Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados “Pinheiro Neto foi o parâmetro profissional e ético de nossa profissão, em especial de nossa organização. Admirável.”

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!