Acesso rápido

Sistema interligará base de dados de cartórios do país

Autor

22 de junho de 2005, 21h19

No prazo de dois anos todos os serviços de cartórios, como registros de certidões, estarão interligados. A previsão é da Anoreg — Associação Nacional dos Notários e Registradores, entidade que reúne os 18 mil cartórios do país. A entidade assinou convênio nesta quarta-feira (22/6) com o governo para implantar um sistema que permita interligar a base de dados dos cartórios. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do ministério do Planejamento, Rogério Santana, a interligação trará uma economia de cerca de 1% do Produto Interno Bruto do país.

Além da questão financeira, vários órgãos deverão se beneficiar da interligação para ter informações como a evolução patrimonial de um contribuinte, que facilita a fiscalização da Receita Federal. O ministério da Previdência também terá conhecimento dos casos de morte em tempo real, podendo providenciar, com mais rapidez, o fim do pagamento do benefício ou sua transferência aos sucessores.

O sistema de troca de dados estará em teste nos próximos três meses no estado de São Paulo, onde existem 1,5 mil cartórios: 96% deles informatizados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!