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OAB paranaense quer agilizar atendimento em cartório judicial

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3 de junho de 2005, 16h44

A OAB do Paraná e a subseção de Curitiba estão lançando uma campanha pela melhoria no atendimento dos cartórios judiciais. Na primeira fase, as entidades convocarão os advogados para responder um questionário a respeito dos serviços prestados nos cartórios.

Esta primeira etapa de pesquisa de opinião se estenderá até o dia 15 de junho, com o material disponível nos sites da OAB Curitiba, da da OAB Paraná ou no Fórum Cível, com representantes da Ordem.

O objetivo da ação inicial da campanha é avaliar como os serviços dos cartórios são prestados e apontar as principais queixas dos advogados. Com as respostas tabuladas, representantes da Ordem irão apresentar as estatísticas e as conclusões do questionário ao Tribunal de Justiça para que sejam tomadas as necessárias providências.

Facilitar o acesso dos advogados aos cartórios, tornar os serviços mais eficientes e padronizar o atendimento aos cidadãos são alguns dos pontos de destaque da mobilização. “A entrega da prestação jurisdicional não pode ser dificultada pelos órgãos de apoio do Poder Judiciário, sendo que a melhora do serviço prestado por essas serventias será um alento tanto para os advogados, como para toda a sociedade”, afirmar Manoel Antônio de Oliveira Franco, presidente da OAB paranaense.

A proposta

A campanha pela melhoria no atendimento dos cartórios judiciais é um movimento de advogados que se confrontam diariamente com as dificuldades enfrentadas nos cartórios. “A idéia surgiu das diversas reclamações que são apresentadas pelos profissionais. Com isso, chegou o momento de se enfrentar os problemas existentes para que se possa viabilizar a adoção de medidas efetivas que melhorem o serviço atualmente prestado por tais cartórios judiciais”, explica Ricardo Lucas Calderón, secretário geral da subseção da OAB Curitiba.

Para que esta campanha obtenha os dados necessários e cumpra os objetivos traçados, a OAB do Paraná convoca os advogados de Curitiba — 14 mil profissionais cadastrados na Ordem — a participar e responder o questionário. Desta forma, reivindicações antigas dos profissionais da advocacia poderão ser levadas em consideração e medidas efetivas implementadas.

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