Caminho alternativo

Jornalistas lançam Guia Valor Econômico de Arbitragem

Autor

23 de outubro de 2004, 15h24

As jornalistas Zínia Baeta e Maíra Magro lançam, na terça-feira (26/10), o livro Guia Valor Econômico de Arbitragem, com 165 páginas. Nele, elas buscam explicar de forma simples e detalhada, por meio de perguntas e respostas, o que é a arbitragem, em quais situações ela pode ser usada, as vantagens e desvantagens em relação ao Judiciário e os cuidados que devem ser tomados ao se optar pelo sistema.

Dentre outros pontos, a obra aborda a aplicação do método nas áreas trabalhista, de consumo e no mercado de capitais. Apresenta também a visão do Judiciário sobre o tema.

Apesar de ser focado na arbitragem, o livro dedica algumas páginas a outros caminhos extrajudiciais existentes para a solução de conflitos, tais como a mediação, negociação e conciliação, mostrando as diferenças entre cada um deles e papel dos métodos para evitar os desgastes nas relações entre os envolvidos no problema.

Além disso, mostra a colaboração dos sistemas extrajudiciais para desafogar o Judiciário brasileiro. O Guia Valor Econômico de Arbitragem é resultado de uma parceira entre a Editora Globo e o Jornal Valor Econômico. É o 14º de uma série de guias já publicados pelas empresas. O lançamento do livro será na Saraiva Mega Store do Shopping Eldorado, em São Paulo, a partir das 19h.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!