‘Justiça que queremos’

Encontro nacional de juízes reúne mais de 600 magistrados em SP

Autor

7 de outubro de 2004, 20h13

Mais de 600 juízes e juízas de todo o país se reunirão nos dias 10 e 11 de outubro na sede da Câmara Americana de Comércio, em São Paulo, para participar do II Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje). O evento, promovido pela Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), tem como tema “A Justiça que Queremos”.

Embora seja um encontro de magistrados da justiça estadual, o II Enaje é aberto à participação de membros de todas as áreas da magistratura.

Já confirmaram presença como palestrantes os deputados federais Fernando Gabeira (sem partido, RJ) e Ibrahim Abi Ackel (PP-MG), além do ministro Cézar Pelluzzo, do Supremo Tribunal Federal.

Da cerimônia de abertura, às 20h do domingo (10/10), participam os presidentes da AMB, Cláudio Maciel, da Apamagis, desembargador Celso Limongi, e o presidente do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, desembargador Luiz Elias Tâmbara.

Antes da abertura, os participantes assistirão ao filme “Justiça”, documentário brasileiro que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema Feminino de Bordeaux, na França, no sábado (2/10). A diretora do filme, Maria Augusta Ramos estará presente durante a exibição.

Para Maciel, o evento cresce em importância, uma vez que tramita no Congresso Nacional a reforma constitucional do Poder Judiciário, com sensíveis impactos no conjunto da magistratura, sobretudo a estadual.

“Além disso, esta edição do Enaje será o momento e o local para realmente discutirmos que Justiça queremos”, que será, segundo Maciel, “uma justiça mais ágil e efetiva, que responda às demandas da sociedade de forma eficiente e produtiva, muito mais do que fará a reforma do Poder Judiciário”.

De acordo com o presidente da Apamagis “aos magistrados cabe o dever ético de iniciar a contra-reforma do Judiciário, readaptando-a aos princípios da social-democracia preconizados na Constituição Federal”.

O diretor-secretário da Apamagis, juiz Cláudio Gracioto, também relaciona o encontro com a reforma. “Agora, mais do que nunca, com a reforma do Judiciário, precisamos da união de toda a magistratura”, afirmou Gracioto.

José Marcos Lunardelle, presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo, acredita que “toda a atividade que reúna magistrados para refletirem sobre a realidade do Poder Judiciário é importante, sobretudo porque nos tira do isolamento inerente à nossa profissão”.

Ele participará do evento junto com o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª. Região, juiz José Lúcio Munhoz.

Programação

II Encontro Nacional de Juízes Estaduais – Enaje

Domingo — 10/10

18h – Exibição do Filme “Justiça”, com a presença da Diretora Maria Augusta Ramos

20h00 – Solenidade de Abertura

Presidentes: Des. Cláudio Baldino Maciel – Presidente da AMB, Des. Celso Luiz Limongi – Presidente Apamagis, Dr. Rodrigo Collaço – Coord. da Justiça Estadual

21h00 – Coquetel de abertura (Centro de Conferências AMCHAM – Rua da Paz, 1431)

Segunda-feira — 11/10

1º Painel – Por uma Política de Tolerância – Administrando as Diferenças

09h – Deputado Fernando Gabeira

11h – Almoço (Local: Churrascaria Baby Beef Morumbi)

2º Painel – Lei Orgânica da Magistratura (LOMAN)

14h30 – Deputado Ibrahim Abi-Ackel

16h30 – Coffee Break

3º Painel – Comunicação e Pesquisa

17h – Márcia Cavallari/ IBOPE e Evandro Picchino/ Publicitário

Debates:

18h – Solenidade de Encerramento

20h30 – Saída dos hotéis para o Jantar de Encerramento (Clube Atlético Monte Líbano)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!