Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Administração da Justiça

É mais do que hora de investir na gestão do processo, diz Gerdau.

“É mais do que hora de investir na gestão do processo. Uma ação não pode demorar de dois a quatro anos para ser julgada. Hoje é desumano a pilha de processos que o juiz tem para julgar. Por isso, é imprescindível modificar o processo de trabalho no Judiciário em todos os níveis”. A afirmação é do empresário Jorge Gerdau Johannpeter, que participou I Congresso Internacional de Excelência Judiciária promovido pelo Instituto Nacional de Qualidade Judiciária (INQJ).

Ele tratou do tema "A integração empresa/estado para o desenvolvimento econômico". O evento promovido pelo INQJ acontece no Parlatino, Memorial da América Latina, em São Paulo, até quinta-feira (18/11).

O empresário deu exemplos de gestão que deram certo. Suas empresas, por exemplo, utilizam o ciclo PDCA (P = planejar; Do = executar; C = check (verificar); Action = Agir). "Definir o que queremos, planejar o que será feito, estabelecer metas e definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas", afirmou Gerdau.

Segundo Guerdau, o tempo de espera para ser atendido na Santa Casa de Porto Alegre era de 10 horas. A sala de cirurgia tinha índice de aproveitamento de 50%. Hoje, com o gerenciamento de qualidade, o tempo de espera caiu para 15 minutos. E o índice de aproveitamento do centro cirúrgico é de 80%. "Queremos chegar a 90%", disse.

O hospital atende a quatro mil pessoas. Gerdau terminou sua palestra afirmando que o INQJ deve ser uma peça chave no processo de gestão de eficiência do Judiciário.

Revista Consultor Jurídico, 17 de novembro de 2004, 18h25

Comentários de leitores

1 comentário

Sem duvida uma visão mais "administrativa" é al...

Daniel Ramos Sutti (Outros)

Sem duvida uma visão mais "administrativa" é algo que faz falta no "sistema" Judiciário brasileiro, bem como para a área de Direito como um todo. Mas as coisas estão mudando. Entre os highlights do Conjur dessa semana figura uma noticia de escritório em Santos que conseguiu certificação ISO 9001. Ferramentas da Qualidade existem muitas. Senhores advogados, tomem ciência das mesmas e apliquem-nas cada vez mais, otimizando custos e aumentando sua competitividade. Os clientes agradecem, pois isso certamente tornará o serviço prestado muito melhor...

Comentários encerrados em 25/11/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.