Consultor Jurídico

De perto

Roberto Busato vai ao Senado acompanhar votação da reforma

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, vai comparecer nesta quarta-feira (17/03) à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, para acompanhar a votação do parecer do relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma do judiciário no Senado, José Jorge (PFL-PR).

Roberto Busato espera que o parecer não seja confirmado em relação à adoção da súmula vinculante nos tribunais superiores, por entender que ela engessa as decisões dos juízes e não contribui para dar celeridade ao julgamento dos processos pelo Judiciário.

A súmula vinculante é o mecanismo por meio do qual as decisões de juízes de tribunais inferiores passariam a ser vinculadas às decisões firmadas por tribunais superiores.

"Nosso sistema jurídico ainda está em construção e ficará engessado caso seja aprovada no Senado a utilização da súmula vinculante", afirmou o presidente da OAB.

Também está previsto o exame o item que versa sobre a criação de um conselho encarregado de fazer o controle externo do Judiciário. Busato estará acompanhado do conselheiro federal da OAB por Brasília, Marcelo Ribeiro. (OAB)




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 17 de março de 2004, 10h16

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 25/03/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.