Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Primeiro lugar

Católica de Salvador aprova mais alunos no Exame de Ordem na Bahia

Mais uma vez, a Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador (UCSal) foi a escola que mais ex-alunos aprovou no exame de acesso à profissão promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil. Na prova feita em maio, a Faculdade encaixou 192 de seus diplomados.

A Universidade Estadual de Santa Cruz ficou em segundo lugar, com 75 aprovados e a Universidade Federal da Bahia em terceiro, com 57. No segundo semestre de 2003, a Católica de Salvador também liderou o ranking de aprovados, quando teve 136 de seus bacharéis admitidos na OAB baiana.

Esses resultados consagram o curso de Direito da UCSal como o principal núcleo de estudos e de formação jurídica da região.

Com 48 anos, o Curso de Direito da Católica conta com 121 professores e mais de 3.300 alunos, distribuídos nos cursos matutino e noturno. “O curso de Direito da UCSal é um patrimônio do nosso estado, que sempre prestou e vai continuar prestando relevantes serviços à Bahia e ao Brasil. Pelos corredores da faculdade passaram atuais juízes, desembargadores, promotores e advogados de destaque”, disse Thomas Bacellar, diretor do curso.

Revista Consultor Jurídico, 9 de julho de 2004, 13h36

Comentários de leitores

4 comentários

A matéria é de todo falha. A única razão para q...

Caio de Souza Loureiro ()

A matéria é de todo falha. A única razão para que a UCSAL tenha aprovado um número maior de alunos é o fato dela possuir o maior número de matriculados (quase 300 por turma). Assim, num universo dessa grandeza é de se esperar a quantidade númerica de alunos aprovados. Todavia, ao se analisar percentualmente, a UCSAL malmente consegue aprovar mais que 60% de seus alunos, enquanto Universidades como a UFBA e a UNIFACS normalmente passam dos 70%

De fato, como fora bem observado pelo bacharel ...

Alexandre Leitão de Souza ()

De fato, como fora bem observado pelo bacharel da UEFS, seria interessante, para uma adequada aferição do desempenho dos candidatos das Universidades, Faculdades e cursos de Direito da Bahia, que se divulgasse o percentual de aprovação por instituição. Há Universidades, não sei se é esse o caso, em que por semestre graduam-se uma quantidade enorme de acadêmicos, bem como são ofertadas no vestibular número de vagas para o Curso de Direito extremamente elevado. Conheço Cursos de Direito que por semestre formam 400 bacharéis, enquanto outros apenas 100, em média. Acompanho com atenção essa problemática do ensino jurídico e espero pela divulgação da OAB do mapa (percentual) de aprovação no Exame de Ordem por instituição de ensino e por região.

Parabéns pelos números apresentados. Gostaria d...

Danilo Andreato (Servidor)

Parabéns pelos números apresentados. Gostaria de saber qual o percentual dos alunos aprovados pelas respectivas universidades baianas. Somente sei do percentual da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), instituição em que me formei, cuja primeira turma - a qual fiz parte - pela primeira vez prestou o Exame da Ordem. Os dados referentes à primeira turma de Direito da UEFS são os seguintes: Formados: 22 Inscritos no Exame OAB/BA: 18 Aprovados na 1.ª Fase: 18 (100%) Aprovados na 2.ª Fase: 12 (67% ou 2/3)

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 17/07/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.