Consultor Jurídico

Direito na Europa

Por Aline Pinheiro

Blogs

Ingresso na advocacia

Inglaterra quer criar Exame de Ordem unificado como o do Brasil

Aqueles que querem atuar como advogado na Inglaterra podem ter, em breve, de se submeter a mais uma avaliação. A Solicitors Regulation Authority (SRA), entidade que regulamenta a advocacia no país, está propondo a criação de uma prova unificada, nos moldes do Exame de Ordem brasileiro.

Atualmente, para ser considerado advogado na Inglaterra, é preciso passar por três etapas. A primeira é um curso superior que dura três anos. Depois disso, o graduado precisa fazer uma pós-graduação de um ano chamada Legal Practice Course. Faltam ainda dois anos de estágio para, finalmente, conseguir o título de advogado.

Para a SRA, no entanto, o sistema não tem sido eficaz para garantir a qualidade dos defensores. A entidade propõe que, depois de passar por todas as etapas, o recém-graduado se submeta a uma prova unificada, aplicada por ela, para provar que está apto ao trabalho.

No final do ano passado, a SRA abriu consulta pública sobre o assunto. A ideia é ouvir estudantes e advogados para, aí sim, fazer as mudanças. Se for de fato criado, o Exame de Ordem inglês deve começar a ser aplicado só em 2019.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 12 de janeiro de 2016, 14h40

Comentários de leitores

4 comentários

exame de ordem

Alexis Magnus da Costa e Soares (Funcionário público)

Eu fico imaginando se não houvesse o Exame de Ordem, os juízes e promotores de justiça iriam passar mais raiva do que passam com alguns advogados desqualificados.

Vendem-se dificuldades para colher facilidades

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos,escritor e jurista.Não podemos brincar com o desemprego.As injustiças sociais geram fome, desemprego e violência.Trata-sede um péssimo exemplo a ser copiado. É preciso saber qual a intençao? Se for para melhorar o a qualidade do ensino está totalmente equivocado. Pois qualidade de ensino se alcança com a melhoria da s universidades, suas instalações, laboratórios, bibliotecas atualizadas, qualificação e valorização dos seus professores e não com exame caça-níquei$$ como a excrecência do exame da OAB.A sociedade precisa saber e os jornais censuram as verdades que não é da alçada da OAB e de nenhum sindicato avaliar ninguém. Não é porque a violência do trânsito está aumentando que o Presidente da OAB e seus conselheiros doravante irão parar você nas estradas para obrigar a fazer teste de bafômetro.Isso é papel dos agentes do trânsito.Da mesma forma não é porque o ensino jurídico está ruim que OAB irá usurpar papel do Estado (MEC).Afirmo isso com fundamento jurídico e não pregando o medo o terror e a mentira. Art.209 da CF diz que compete ao poder público avaliar o ensino.Há vinte nos OAB vem se aproveitando dos governos corruptos e covardes para impor sua máquina de triturar sonhos e diplomas, gerando fome desemprego, depressão e doenças psicossociais causando incomensuráveis prejuízos ao país com esse contingente de escravos jogados ao banimento.Nesse período estima-se ter faturado quase R$ 1,0 Bilhão de reais,sem nenhuma transparência sem nenhum retorno social.Será que a Inglaterra está de olho nesse faturamento? Todo esse montante sem computar os satélites da OAB cursinhos,livrarias.É mentira afirmar que OAB lucraria muito mais abolindo essa escravidão contemporânea.No exame caça-níqueis não tem inadimplentes com anuidades.

Eles viram e gostaram. A nossa instituvionalidade é modelo.

Paulo A. S. (Outros)

As nossas instituições hoje funcionam bem em sua maioria. A OAB apesar de estar contaminada com certa ideologia se torna exemplo de institucionalizaçao, e não apenas para inglês ver, eles querem copiar.

Razão dessa mesma institucionalidade vamos nos salvar de tornarmos uma Venezuela, se o STF não demonstar que realmete se bolivarianizou.

A OAB começa a perceber que o Lulopetismo de progressista nada tem. O LULO petismo é apenas corrupçao e uma tentativa amadora ideológica de hegemonia nefasta.

São os profissionais do Direito que vão salvar o Brasil de se tornar uma Venezuela, pois os grandes empresários e os políticos da oposiçao ou são cumplices de ideologia ou foram cooptados pela corrupção.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 20/01/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.