Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Assessores da Presidência

STJ cria grupo para ajudar a reduzir estoque processual

Um grupo formado por assessores da Presidência do Superior Tribunal de Justiça irá atuar nos gabinetes de outros ministros da corte para ajudar a reduzir o estoque processual, que atualmente é de 371.662 ações. A iniciativa partiu da presidente do STJ, ministra Laurita Vaz.

Os primeiros a receber a ajuda são os gabinetes dos ministros Raul Araújo e Gurgel de Faria. O grupo vai auxiliar nos gabinetes durante três meses, ao longo dos dois anos de mandato da presidente.

Durante o período de atuação, o grupo apresentará uma proposta de trabalho ao ministro e, depois, será feita uma triagem do acervo, a ser concluída em uma semana, para identificar matérias que possam ser julgadas com rapidez e cuja solução abranja o maior número de processos.

Concluída a triagem, será apresentado relatório preliminar, com indicação dos processos selecionados, para análise e eventual elaboração de minuta de decisão, segundo os critérios aprovados pelo ministro. Nas semanas seguintes serão examinados os processos pré-selecionados e elaboradas minutas de decisão a serem submetidas ao ministro.

Concluído o trabalho, o grupo apresentará relatório final com todos os dados de cada gabinete, além do modelo de gestão empregado para futura referência. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Revista Consultor Jurídico, 15 de dezembro de 2016, 18h22

Comentários de leitores

1 comentário

Causa Raiz

Job Dias (Outros)

Não seria o caso então, de extinguir o recesso, assim como o funcionamento do judiciário ser em horário comercial, ou seja, de segunda a sexta das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h? (= 44h semanais) ou de segunda a quinta das 8h às 18h e sexta das 8 às 17h (= 44h semanais)?
Acredito que com essas medidas simples, o nº de processos existentes (acumulados) seriam reduzidos drasticamente ou até mesmo zerados. Abs.

Comentários encerrados em 23/12/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.