Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Dia do Advogado

Cortes superiores e TRFs não terão expediente nesta quinta-feira

Reprodução

Por causa do Dia do Advogado, um feriado regimental, não haverá expediente nas cortes superiores e nos tribunais regionais federais nesta quinta-feira (11/8). Os prazos processuais ficam automaticamente prorrogados para sexta-feira (12/8), e o atendimento será em regime de plantão.

O dia 11 de agosto é celebrado no Judiciário por ser a data de criação, ainda no Império, dos primeiros cursos jurídicos no Brasil. A Lei Federal 5.010, de 1966, que trata da organização da Justiça Federal, no artigo 62 determina a data comemorativa como feriado.

Revista Consultor Jurídico, 10 de agosto de 2016, 17h11

Comentários de leitores

5 comentários

Dia do advogado?

pj.branco (Advogado Autônomo - Civil)

Comemorar o fato de a sociedade achar que servirmos apenas para "dar jeitinho", pois não passamos de uma escória composta por pilantras? Festejar o menosprezo perpetrado por juízes e promotores a nossa classe? Enaltecer a perseguição midiática que sofremos? Nesse lanço, caso hoje fosse "dia do advogado", seria o momento oportuno para que prosperassem a tristeza e o arrependimento de termos feito Direito.

É brasil, amigo

Touro Reprodutor (Funcionário público)

Vivendo e não aprendendo, o Brasil gosta de viver malandramente, parando o que já está parado por motivos fúteis!! Por que não comemorar o Dia do Advogado trabalhando? No setor público qualquer feriadozinho e tudo para, e se der, ainda faz imprensado! No setor privado, dificilmente para as atividades no feriado a fim de que não quebre, mas o resumo disso tudo qual é? É Brasil!!

Feriado?

Marcelo-Advogado (Advogado Autônomo - Consumidor)

Eu estou aqui trabalhando, cumprindo prazo. Não sou graúdo, meus clientes são pessoas normais, assalariados, sem status de deuses e, caso não entregue as petições no devido prazo, perdem seus direitos. Aliás, temos algo a comemorar? Seria um presentão se o STJ e o STF julgasse em, no máximo 1 ano, as ações de rito repetitivo. Têm feitos aqui que meus clientes estão aguardando a mais de 10 anos a definição da matéria nas cortes superiores e nada... toda semana somos atacados por sermos ineficientes, boa vida, vagabundos, etc. etc. Viver de honorários, sobretudo os de sucumbência, tem sido um verdadeiro ato heroico. Amo minha profissão, tenho prazer em assistir no rosto de um cliente a satisfação por seu problema ter sido resolvido e adoraria ver as leis interpretadas e bem aplicadas, sem interferência de lobbys, interesses políticos, corrupção. Mas se a nossa classe não se unir e dar um basta no excessos do Judiciário, Executivo e Legislativo, nossa trajetória será de declínio contínuo. Espero que neste dia reflitamos sobre onde realmente queremos chegar e como iremos buscar o resultado. Não dá mais aguardar 6 meses por um despacho "cumpra-se" ou 5 meses para um "expeça-se guia de levantamento".

Parabéns a todos guerreiros advogados e feliz dia da Justiça!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 18/08/2016.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.