Portal e-SAJ

TJ paulista amplia horário de atendimento online ao público

Autor

21 de outubro de 2015, 16h01

O Tribunal de Justiça de São Paulo ampliou o horário de atendimento online para o público. Agora, o e-SAJ (esaj.tjsp.jus.br) funciona das 8h à meia-noite em dias úteis e, aos fins de semana e feriados, das 9h às 19h. O canal facilita a troca de informações e agiliza o trâmite dos processos por meio de diversos serviços voltados a advogados, funcionários da Justiça e cidadãos.

O atendimento pelos telefones (11) 3627-1919 e (11) 3614-7950 também foi ampliado: durante a semana, será das 9h à meia-noite, e por 12 horas (das 9h às 19h) em feriados e finais de semana. O canal dá suporte aos sistemas de peticionamento eletrônico, a consultas ao andamento dos processos e às jurisprudências e aos pushes (funcionalidade que permite ao advogado receber por e-mail as informações referentes às movimentações processuais).

A advogada Patrícia Vargas Fabris, de São Paulo, é uma das profissionais que comemora a ampliação do horário de atendimento. Para ela, a medida ameniza a pressão extra que o horário restrito imprime às atividades do advogado. “A tecnologia facilita o dia a dia profissional e a disponibilidade do atendimento além do horário de expediente, confere mais tranquilidade às nossas práticas”, diz.

Patrícia também aprovou a assessoria online. Ela contou com o serviço em um dia que estava na estrada e precisava protocolar um recurso especial. Pediu auxílio ao suporte para verificação e foi atendida.

O portal e-SAJ é uma das consequências da adoção do processo digital pelo TJ-SP. “Como os serviços online oferecem funcionalidades para todos que desejam obter informações em tempo real, sem precisar se deslocar até os fóruns, é uma tecnologia que desafoga as secretarias judicias e reduz o tempo que os serventuários despendem ao público no atendimento no balcão, nos cartórios”, conta Rafael Stabile, gerente de Operações São Paulo da Softplan, empresa que desenvolve o SAJ em parceria com o TJ-SP.

Serviços como cadastro, conferência e impressão de certidões; acesso à biblioteca (consulta ao acervo bibliográfico, normas, súmulas e ementário de jurisprudência do TJ-SP); conferências de documentos digitais; consulta aos contratos e convênios da Secretaria de Administração, ao Diário de Justiça Eletrônico e ao andamento dos processos e às jurisprudências, além do peticionamento eletrônico e push, são facilidades disponíveis no portal e-SAJ.

O TJ-SP usa o portal e-SAJ para o gerenciamento dos processos judiciais físicos e digitais. Mais de 25 milhões de processos tramitam na corte paulista, considerada a maior do mundo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!