Consultor Jurídico

Notas Curtas

Por Leonardo Léllis

Blogs

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Usina de ideias

Concurso busca desenvolvedores de aplicativos para a Justiça

Estarão abertas a partir da próxima quinta-feira (15/1) as inscrições para o concurso "Criando aplicativos para a agilização da Justiça", promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e o Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário. O concurso é aberto a qualquer estudante universitário e aceita, até o dia 1º de abril, a inscrição de grupos de até três pessoas. Clique aqui para acessar o edital. 

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 13 de janeiro de 2015, 18h28

Comentários de leitores

2 comentários

Que aplicativos?

Gilberto Serodio Silva (Bacharel - Civil)

O Judiciário Brasileiro precisa mesmo de Projetos de Tribunal de Justiça Digital onde serão julgados processos em documentos eletrônicos em formato texto, para aplicar programas inteligentes de Cognição, visando a produtividade aos Magistrados no processo do conhecimento e julgamento produzindo Conhecimento Jurídico, aplicando Jurisprudência dominante. Vale citar no mesmo sentido entrevista ao CONJUR do presidente TJ-SP, dizendo que o problema é de produtividade. O PJe - um simples workflow - é prova do resultado de implantar aplicativos querendo reproduzir com documentos eletrônicos, o que é feito no papel, segundo código de ritos feitos para julgar autos em papel. Não há inovação e muito menos novo paradigma, informatizaram problemas que surgem com o crescimento exponencial de demandas. Se o juiz não consegue conhecer no papel devido ao volume porque o fara mais rápido e melhor na tela do computador. Concurso para escolher aplicativos produzidos por leigos que não conheçam do Direito, do Processo e das Organizações Judiciárias, ainda que sem nenhum juízo de valor sobre a competência tecnológica, não entendi? Mais um aplicativo descontextualizado.

Iniciativa oportuna

Voluntária (Administrador)

Boa a iniciativa, é preciso que os estudantes ponham as boas ideias que tem a serviço da Justiça. Modernizar a Justiça não é tarefa só dos Tribunais, os jovens estudantes universitários podem contribuir bastante.

Comentários encerrados em 21/01/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.