Corte Eleitoral

Ministro Roberto Barroso é eleito membro substituto do TSE

Autor

12 de junho de 2014, 12h39

Nelson Jr./SCO/STF
Roberto Barroso - 15/08/2013 [Nelson Jr./SCO/STF]O Plenário do Supremo Tribunal Federal elegeu, nesta quarta-feira (11/6), o ministro Luis Roberto Barroso (foto) para assumir a cadeira de membro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. Ele ocupará a vaga aberta com a escolha do ministro Luiz Fux como titular da corte eleitoral.

Luís Roberto Barroso é ministro do Supremo desde junho de 2013, após ter sido indicado pela presidente Dilma Rousseff. Nascido na cidade em Vassouras (RJ) em 11 de março de 1958, Barroso se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e fez pós-doutorado na Universidade de Harvard e mestrado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Como advogado, atuou em importantes processos. Especialista na área constitucional, tem vários livros e artigos publicados. Entre os livros: O direito constitucional e a efetividade de suas normas; Direito Constitucional Brasileiro – O problema da federação, e O controle de constitucionalidade no direito brasileiro.

O TSE é composto por sete ministros efetivos, sendo três juízes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal, dois magistrados entre os ministros do STJ e dois advogados indicados pelo Supremo e nomeados pela presidente da República. Cada um dos ministros efetivos tem um ministro substituto do mesmo órgão de origem. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!