Sem abuso

Deputados de SP aprovam lei que reserva vagão para mulheres na CPTM e Metrô

Autor

5 de julho de 2014, 16h14

Os deputados de São Paulo aprovaram, nesta quinta-feira (3/7), o projeto de lei 175/13, que prevê a reserva de um vagão exclusivo para mulheres nos trens da CPTM e do Metrô. De autoria de Jorge Caruso (PMDB), a proposta segue para sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo o texto aprovado, o vagão rosa, como é conhecido, deverá funcionar diariamente, exceto em fins de semana e feriados. Caso a lei seja sancionada, CPTM e Metrô terão 90 dias para se adequar às normas, sob pena de multa.

A justificativa da proposta cita abusos cometidos contra as mulheres por “falta de espaço nas composições”. “Essa situação é constrangedora para quem é obrigada a utilizar esse meio de transporte para ir e vir do trabalho, à escola, e outros, pois na falta de espaço nos vagões, as mulheres não têm outra opção senão ‘aguentar’ esse constrangimento durante todo o percurso, que muitas vezes é longo.”

No começo deste ano, a Delegacia de Polícia do Metropolitano prendeu pelo menos 33 homens que se aproveitavam da superlotação nesses meios de transporte para abusar de passageiras. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!