Notas Curtas

TJ-RJ e Consulado dos EUA estreitam relação para adoção internacional

Autor

22 de agosto de 2014, 20h06

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro recebeu uma equipe do Consulado dos Estados Unidos para explicar como funciona o processo de adoção internacional. O órgão busca o credenciamento junto à Autoridade Central de Administração Federal, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência — que, de acordo com Clarissa Oliveira, chefe do setor de Imigração do Consulado, deve aumentar o número de adoções de crianças brasileiras por americanos. Só a entidade faz o processo de imigração de crianças adotadas para os EUA.

Para estudiosos
Presidida pelo professor André Karam Trindade, a Rede Brasileira Direito e Literatura foi lançada para dar apoio aos pesquisadores dessas duas áreas do conhecimento. Entre os objetivos da associação estão a concessão de bolsas de estudos para os associados e publicar, semestralmente, uma edição bilíngue da Anamorphosis: Revista Internacional de Direito e Literatura.  As associações podem ser feitas pelo site da entidade.

Esporte do Direito
Estão abertas as inscrições para a Olimpíada do Conhecimento Jurídico 2014, de 23 a 25 de setembro, no Rio de Janeiro. Promovido pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) o evento será disputado em quatro modalidades de provas: redação de peça jurídica; sustentação oral para corpo de jurados; conhecimento de legislação (todas em duplas); e conhecimento doutrinário (em grupo). As inscrições vão até o dia 25 de agosto, neste link.

Direito do Esporte
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva criou a Escola Nacional de Direito Desportivo, que será dirigida por Paulo César Salomão Filho, auditor do Pleno do STJD.

Reprodução
Eduardo Vera Cruz, Ernesto Tzirulnik e Luiz Flávio Borges D’Urso

Entre amigos
O advogado Ernesto Tzirulnik recebeu na noite desta quinta-feira (21/8), em seu apartamento, o diretor da Faculdade de Direito de Lisboa Eduardo Vera Cruz. No encontro, os convidados também se despediram do casal Lea Vidigal e Alessandro Octaviani, que deixa o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os dois partem para uma temporada de estudos em Londres. Estiveram presentes no convescote os advogados Luiz Flávio Borges D’Urso, Alberto Zacharias Toron e Walfrido Warde Júnior, além dos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo José Roberto Peiretti de Godoy, Francisco Olavo Peret e Ricardo Anafe.

Aprender a mediar
O Instituto dos advogados de São Paulo promove na próxima segunda-feira (25/8), uma mesa redonda para discutir o que o advogado precisa saber sobre mediação empresarial. A ideia é tirar dúvidas sobre como uma cláusula de mediação deve ser redigida ou quais as áreas em que a modalidade está crescendo. Programação completa e inscrições neste link.

Regras de concorrência
O cumprimento das regras de concorrência será o tema principal no seminário “Compliance e Defesa da Concorrência”, organizado pelo Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes) e pelo Cade. O evento acontece nos dias 28 e 29 de agosto, em São Paulo (Avenida Paulista, 1.842, 25º andar). As inscrições são gratuitas podem ser feitas nos sites do Tribunal Regional Federal da 3ª Região ou do Cedes.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!