Regras específicas

Ferroviário maquinista não tem direito a intervalo

Autor

25 de outubro de 2012, 15h50

Um maquinista ferroviário, que não usufruía de intervalo intrajornada, não receberá pagamento de horas extras da empregadora América Latina Logística Malha Paulista (ALL). A decisão é da 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que acatou recurso da ALL e excluiu a condenação. Para a Turma, esses profissionais são regidos por normas especiais e não fazem jus ao intervalo previsto no artigo 71 da Consolidação das Leis do Trabalho, já que o tempo concedido para refeições é computado como trabalho efetivo.

O empregado afirmou que ao longo do contrato de trabalho não lhe era concedido intervalo intrajornada, razão pela qual ajuizou ação trabalhista pleiteando o recebimento de horas extraordinárias em razão dos intervalos não gozados. A primeira instância trabalhista negou o pedido.

O trabalhador recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que reformou a sentença e condenou a ALL ao pagamento de uma hora diária pela não concessão do intervalo intrajornada, acrescida do adicional legal mais reflexos. Para os desembargadores, a empresa não conseguiu provar que as refeições do empregado eram feitas durante as viagens, razão pela qual o maquinista faz jus às horas extras.

A empresa recorreu ao TST e afirmou que o empregado exerce a função de maquinista ferroviário e presta serviços em equipagens de trens em geral, sendo enquadrado como de categoria "C". Esses profissionais possuem legislação específica, o que impede a aplicação do artigo 71, parágrafo 4º, da CLT. Assim, não há que se falar em horas extras, pois não fazem jus ao intervalo intrajornada.

O relator, ministro Pedro Paulo Manus, deu razão à empresa e reformou a decisão do TRT para restabelecer a sentença. Ele explicou que a concessão do intervalo intrajornada, prevista no artigo 71 da CLT e nas Orientações Jurisprudenciais 307 e 354 da Seção de Dissídios Individuais-1 do TST, não se aplica aos ferroviários maquinistas, pois eles "são regidos por normas especiais, entre as quais, destaca-se o artigo 238, parágrafo 5º, da CLT, o qual prevê que aos ferroviários que prestem serviços em equipagens de trens em geral, o tempo concedido para refeições, quando tomadas em viagens ou em estações durante as paradas, é computado como trabalho efetivo".

Contra essa decisão, o empregado interpôs recurso de embargos. Alegou divergência jurisprudencial entre turmas do TST, ainda pendente de julgamento. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

RR – 34385-60.2004.5.15.0108

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!