Conflitos resolvidos

TJ-DF faz ranking dos melhores índices de conciliação

Autor

16 de novembro de 2012, 15h30

O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal divulgou o ranking das instituições que obtiverem melhor índice de conciliação durante a 7ª Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o país. O primeiro lugar no índice de processos conciliados ficou com o Cartão BrB (91%); de 22 audiências, houve conciliação em 20. Em segundo lugar ficou o Banco Itaú (86%) e o Citibank (69%).

O Banco do Brasil ficou em 4º lugar, como 67% de processos conciliados; atrás o Bradesco (62%); empatados com índice de 50% ficaram o BRB (50%), o site Decolar.com e as Casas Bahia. Depois, o Citicard (43%) e o Santander (42%).

No último dia do evento, designado para as tratativas dos processos da empresa Vivo, foram alcançados 100% de acordos. 

Segundo o coordenador do Núcleo (NUPEMEC), Marcelo Girade, o diferencial das instituições exitosas é a preparação. “O índice de acordo sobe quando os representantes das instituições analisam as particularidades de cada processo e elaboram propostas compatíveis com cada situação. Sem contar que, além de aumentar o nível de adequação, as partes se sentem mais respeitadas”, diz Girade.

De 7 a14 de novembro, o Núcleo fez aproximadamente 800 audiências de conciliação; obtendo um índice de 65% de acordos, em um total de R$ 2 milhões negociados. Nos seis dias, foram atendidas 1.741 pessoas. A Semana Nacional de Conciliação tem como objetivo reduzir os processos judiciais que sobrecarregam os tribunais do país e pacificar as partes em conflito.  Participaram do mutirão 22 juízes, 172 conciliadores e 46 colaboradores. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!