Estrutura melhor

Justiça Federal do Rio inaugura novas instalações

Autor

20 de agosto de 2012, 16h10

No dia 21 de agosto, às 11 horas, no 7º andar do Foro da Avenida Venezuela, a Justiça Federal do Rio instala a nova composição das Turmas Recursais, com a inauguração de dois novos gabinetes. A partir dessa data, a instância recursal dos Juizados Especiais Federais será constituída pelas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Turmas Recursais.

A nova composição atende à determinação da Lei 12.665, que criou a nova estrutura de cargos para juízes das Turmas Recursais e entrou em vigor em junho deste ano. Atualmente, existem duas Turmas Recursais na Justiça Federal do Rio, que contam, cada uma, com cinco gabinetes. Com a nova composição, serão quatro Turmas, cada uma com três juízes federais.  Ainda em atendimento à nova Lei, a Justiça Federal do Rio de Janeiro deverá instalar mais quatro Turmas Recursais em 2013.

A Lei 12.665 é resultado de uma iniciativa do Conselho da Justiça Federal (CJF) e tem como objetivo estruturar as Turmas Recursais que estavam funcionando mediante exercício de função por parte dos  juízes da primeira instância.

De acordo com o CJF, desde que foram criadas, em 2002, as turmas recursais de todo o país apresentaram um crescimento muito superior ao esperado em relação ao número de processos em tramitação, saltando de 106.197 para 740.765 em 2011. Com a nova legislação, cada turma recursal será formada por três juízes federais, que serão titulares dos cargos de juiz federal de Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais, e por um juiz suplente. Com informações da Assessoria de Imprensa da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!