Missão cumprida

Vantuil Abdala antecipa em dois anos sua aposentadoria

Autor

20 de janeiro de 2010, 17h42

O decano do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vanduil Abdala, antecipou em dois anos a sua aposentadoria. Agora, ele prefere continuar a luta em outra trincheira: a advocacia. O ministro tomou posse em 1991 e a aposentadoria estava prevista apenas para 2013. “Eu já cumpri o meu ciclo como magistrado, ocupei todos os cargos da corte, e agora irei encarar outros desafios”, disse ele à revista Consultor Jurídico.

Por coincidência, o anúncio vem no mesmo dia em que o seu amigo de Turma, José Simpliciano Fernandes, deixa a Corte. Simpliciano também adiantou a sua aposentadoria — só que em oito anos. Com isso, os ministros deixam a 2ª Turma do TST órfã. Fica apenas o ministro Renato de Lacerda Paiva.

De acordo com informações do Anuário da Justiça 2009, o ministro Vantuil é referência da Turma. Ele fazia parte da Comissão de Jurisprudência, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, do Órgão Especial e do principal colegiado, a Subseção de Dissidios Individuais I. O ministro foi identificado, ainda, como o mais pragmático e de tendência a apoiar a causa do trabalhador. Os advogados que atuam no tribunal atribuíram essa inclinação a uma herança do tempo em que o ministro era advogado trabalhista. Vantuil, contudo, já reafirmou que não cabe fazer Justiça social ou distribuir renda e sim aplicar o Direito.

O ministro, que tem 67 anos, é natural de Muzambinho (MG). É casado e tem dois filhos. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, de 2005 a 2007, presidente do TST de 2004 a 2006 e juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, de 1973 a 1986. Ele se formou em Direito pela UFMG em 1968 e conquistou o título de doutor, na mesma universidade, em 1970.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!