Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Disputa quente

Fragoso é eleito novo presidente do IAB

Por 

Fernando Fragoso derrotou seu adversário Cezar Britto na eleição do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A vitória se deu com o dobro dos votos, de acordo com o apoiador de Fragoso, o advogado Técio Lins e Silva, que considerou a eleição como uma conquista dos membros do próprio IAB contra os representantes da OAB.

Ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Britto recebeu apoio do atual presidente da entidade, Ophir Cavalcante, que tem gerado polêmica entre os advogados por se envolver em questões políticas. A principal delas foi o pedido de prisão do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda. “O Ophir falou com todos os presidentes da seccionais para pressionar os eleitores de outros estados a votarem em Cezar Britto. O Wadih Damous [presidente da OAB-RJ] ficou na porta da OAB planfletando e, mesmo assim, eles tomaram uma chinelada”, desabafou Lins e Silva.

O IAB, criado em 1843, é o instituto mais antigo da advocacia brasileira. Dele surgiu a Ordem dos Advogados do Brasil. O instituto contribui com pareceres sobre os vários projetos de leis, colaborando com as comissões legislativas. A instituição também é referência no campo do debate científico e atua na defesa dos direitos humanos e do estado de direito. “É muito importante essa vitória porque o IAB é uma espécie de Academias de Letras da advocacia, com os melhores escritórios, com os intelectuais do Direito”, comemora Técio.

Em entrevista publicada pela Consultor Jurídico, Fragoso afirmou que entre suas propostas estava a de recuperar o número de associados e reativar as contribuições. Segundo o candidato eleito, mais de 50% dos membros estão em débito de suas contribuições anuais. Por isso, o seu objetivo é reavivar o verdadeiro espírito do IAB.

O instituto contribui com pareceres sobre os vários projetos de leis, colaborando com as comissões legislativas. A instituição também é referência no campo do debate científico e atua na defesa dos direitos humanos e do estado de direito. A Comissão de Direito Penal do IAB, que ele preside, encaminhou ao Senado um longo e criterioso parecer sobre o projeto de Código de Processo Penal que está em debate. “Creio ser um dos mais importantes documentos produzidos no seio do IAB durante o ano de 2009.”


A chapa vencedora:

  • Presidente: Fernando Fragoso
  • 1º Vice-presidente: Ernani de Paiva Santos
  • 2º Vice-presidene: Moema Baptista
  • 3º Vice-presidente: José Luiz Milhazes
  • Secretário-geral: Ubyratan Guimarães Cavalcanti
  • 1º Secretário: João Carlos de Camargo Éboli
  • 2º Secretário: Duval Viana
  • 3º Secretário: Fernando Pizarro Drummond
  • 4º Secretário: Victor Farjalla
  • Diretor Financeiro: Thales de Miranda
  • Diretor Cultural: Teresa Cristina Pantoja
  • Diretor de Biblioteca: Jose Campello de Oliveira Jr.
  • Orador oficial: Carlos Eduardo Bosisio
  • Diretores adjuntos: Ester Kosovski, João Mestieri, Sydney Sanches, Técio Lins e Silva

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 14 de abril de 2010, 22h38

Comentários de leitores

1 comentário

Fernando Fragoso vence Cezar Brito

Joel Geraldo Coimbra (Advogado Autônomo)

Parabéns a Fernando Fragoso pela vitória. Cezar Brito não merecia ganhar. Na sua gestão na OAB não defendeu os advogados, não teve competência sequer para aprovar no Congresso as nossas férias e sua atuação política jamais contemplou os interesses dos advogados e da advocacia, mas o próprio interesse político.

Comentários encerrados em 22/04/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.