Notícias

Credores a um clique

TJ-RO divulga lista de precatórios na internet

A lista de pagamentos de precatórios pelo Tribunal de Justiça de Rondônia já está disponível na internet, pela página do tribunal (www.tjro.jus.br). Com a novidade, os interessados podem saber a ordem dos pagamentos previstos para este ano. A atualização é em tempo real e a consulta pode ser feita por qualquer cidadão.

A inovação é uma iniciativa da Presidência do Tribunal, por meio da Instrução Normativa 11/09, que regulamenta a publicação da lista de precatórios no site do TJ. Para a desembargadora Zelite Andrade Carneiro, presidente do TJ-RO, é preciso proporcionar o acesso ao sistema de pagamento de precatórios, requisições e pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas e Autarquias Federais, Estaduais e Municipais para garantir a transparência no processo.

Segundo o servidor Tibério Coimbra, da Coordenadoria de Informática, que participou da elaboração do sistema de consulta, a integração com outros sistemas informatizados do TJ de Rondônia possibilita a atualização instantânea da lista, o que melhora a prestação dessas informações. Até a implantação da novidade, os nomes das pessoas e a ordem para pagamento eram publicados apenas uma vez no Diário Oficial, no início do ano.

O link foi disponibilizado nesta terça-feira, dia 1º de setembro. A consulta é simples. Depois de clicar no comando "Consulta de precatórios", será aberta uma página, com espaço para que seja inserido o número do processo. Há ainda a opção de pesquisar pelo devedor, cujos nomes já estão listados pelo Sistema. Outra maneira de fazer a consulta é pelo nome da pessoa a quem será pago o precatório.

Precatórios

Precatórios são formalizações de requisições de pagamento de determinada quantia, superior a 60 salários mínimos por beneficiário, devida pela Fazenda Pública em face de uma condenação judicial. No sistema de consulta do TJ-RO, estão cadastrados apenas o estado de Rondônia, o INSS, a Faser, o DEER e o Iperon.

A partir da consulta, é possível visualizar, além dos nomes de devedores e credores, número do precatório, os valores originais e homologados; a natureza do precatório, a fonte pagadora, a data do trânsito em julgado e da homologação pela Presidência, a situação do precatório e sua posição na fila de pagamento. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RO.

Clique e conheça o sistema de consulta

Veja a a Instrução 011/2009/PR

Revista Consultor Jurídico, 7 de setembro de 2009

Comentários

Comentários de leitores: 2 comentários

8/09/2009 22:07 mestre (Engenheiro)
PRECATÓRIOS !!!!!
ALELUIA, FINALMENTE SAI A PRIMEIRA DECISÃO PROCEDENTE EM RONDONIA, AGORA SERIA BOM TORNAR JURISDPRUDÊNCIA,PARA AMPLIAÇÃO AOS OUTROS ESTADOS. obs : UM LEMBRETE, APÓS ISSO , VAMOS ENTENDER O MESMO PROCEDER AOS TITULOS PUBLICOS ESTADUAIS, FEDERAIS, MUNICIPAIS, COM PELO MENOS IDENTIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DOS MESMOS E SEUS DETENTORES, ACEITANDO EM CARTÓRIO A TRANSFERÊNCIA DE TITULARIDADE SEM BUROCRACIAS, E O RESGATE DOS TITULOS AINDA NÃO RECONHECIDOS, PRINCIPALMENTE AS APÓLICES DA DIVIDA PUBLICA FEDERAL DE 1911 EM DIANTE, QUE SE TORNARAM NULAS APENAS COM UM ATO MILITAR, SEM O CONHECIMENTO DA VERDADE, DA ORIGEM DOS CAPITAIS, DOS NOSSOS ANTEPASSADOS. ACONTECENDO ISSO O BRASIL SE RESGATA COM DIGNIDADE E MORAL. QUEM VIVER VERÁ.ABRAÇOS FIQUEM BEM.
7/09/2009 09:32 daniel (Outros - Administrativa)
náo é o primeiro náo
O TJRO está de parabéns.Mas, náo é o primeiro Tribunal a fazer isto, pois outros Tribunais já fazem.
O ideal seria o CNJ obrigar todos a fazer isto.

A seção de comentários deste texto foi encerrada em 15/09/2009.