Consultor Jurídico

Colunas

JUSTUBE

Saiba como montar um escritório e cobrar honorários

Como montar um escritório de advocacia e cobrar honorários? Estas são algumas das principais dúvidas de recém-formados logo que conseguem o registro na OAB. A Lei 8.906/1994, que prevê regras para a sociedade de advogados, foi tema de uma reportagem da TV Justiça sugerida pelo internauta Fábio Luís Pereira da Silva, de Mato Grosso do Sul. Veja no vídeo abaixo algumas experiências sobre os primeiros passos na advocacia. 

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 20 de novembro de 2009, 15:20h

Comentários de leitores

2 comentários

tema que deve ser aprofundado

daniel (Outros - Administrativa)

A OAB apóia a Defensoria porque quer asfixiar os pequenos escritórios. QUem manda na OAB sáo os grandes escritórios e os advogados patróes e náo querem que os pequenos escritórios cresçam, pois será concorrëncia. Logo, apóiam a Defensoria que atende sem comprovar a carëncia, mas tem um atendimento que ainda náo concorra com a elite da advocacia.

Cobrar honorários

Roland Freisler (Advogado Autônomo)

Antes de mais nada, principalmente antes de cobrar honorários, é preciso ter clientes, coisa que está escasseando, principalmente os mais abonados; clientes de justiça gratúita tem de sobra, clientes que pagam poucos. No futuro só sobreviverão os grandes escritórios que tem gente de peso por trás (ex-juízes, desembargadores, ministros, etc). nenhuma grande empresa ou multinacional dará serviço para um advogado novato e sem prestígio. Fatalmente escolherão um escritório que tem entre os seus sócios um ex-desembargador ou ministro...

Comentários encerrados em 28/11/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.