Violação de direitos

Fujimori é condenado a 25 anos de prisão

Autor

7 de abril de 2009, 18h28

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, de 70 anos, foi condenado nesta terça-feira (7/4) em Lima a 25 anos de prisão por violações dos direitos humanos. De acordo com o portal G1, é a primeira vez que um presidente latino-americano eleito democraticamente é condenado por esse tipo de abuso em seu próprio país.

Ainda de acordo com o portal, três juízes condenaram ele por ter mandado as Forças Armadas matarem 25 pessoas acusadas de pertencer à guerrilha do Sendero Luminoso durante seu governo, entre 1990 e 2000. Ainda cabe recurso.

Assim que soube da sentença, Fujimori consultou seu advogado e disse que vai apelar. Ele é acusado de ser autor intelectual da matança no distrito de Barrios Altos, Lima, em 1991, em que morreram 15 pessoas, e da matança na Universidade de La Cantuta em 1992. Também é acusado pelos sequestros do jornalista Gustavo Gorriti, correspondente na época do jornal espanhol El País, e do empresário Samuel Dyer.

Fujimori chegou a ser um presidente popular por conta de seu sucesso em controlar o caos econômico e vencer a guerrilha. Mas um escândalo de corrupção abalou seu governo em 2000, e ele fugiu para o exílio no Japão. Hoje, aos 70 anos, está preso.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!