Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

'Gente branca'

Cidadão se diz ofendido e quer explicação de Lula

Clóvis Victorio Mezzomo entrou com um pedido de Interpelação Judicial, no Supremo Tribunal Federal, contra o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse ter se sentido ofendido e quer que o presidente seja notificado a apresentar explicações. O motivo foi a declaração feita à imprensa de que a atual crise econômica mundial é “fomentada por comportamentos irracionais de gente branca, de olhos azuis, que antes da crise pareciam que sabiam tudo, e que agora demonstra não saber nada (sic)”.

Mezzomo explica que é brasileiro de ascendência italiana, tem pele extremamente branca e olhos verdes. Disse que é gaúcho e que trabalhou cercado por homens e mulheres de “pele branca e olhos azuis”, os quais, “juntamente com europeus ibéricos, negros e índios muito fizeram pela prosperidade e progresso da região”.

Para o autor da ação, ao imputar a uma etnia a responsabilidade integral pela crise internacional, o presidente teve uma postura intoleravelmente racista. De acordo com o autor, o ordenamento jurídico reprime com veemência a prática de racismo, a iniciar pelo preâmbulo da Constituição Federal. São citados ainda o artigo 5º, pelo qual “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” e o inciso XLII, para o qual “a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível”.

A afirmação do presidente Lula foi feita durante a recente visita do primeiro-ministro inglês, Gordon Brown. Com informações da Assessoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal.

Pet 4.553

Revista Consultor Jurídico, 3 de abril de 2009, 20h18

Comentários de leitores

19 comentários

AONDE VAMOS PARAR !!!???

Serjão (Corretor de Imóveis)

Lendo vários comentários, fico "ABISMADO", pois um Presidente representa o "POVO" , não deveríamos acatar e aceitar tudo o que diz, pois nossa imagem lá fora (com exceção de alguns paises vizinhos) está cada vez mais deteriorada, e isso mostra que ele é racista ou complexado. Não sou político e tomo muito cuidado ao falar o que penso, e ele deveria ter o máximo de cuidado, pois muitos acham "lindo" quando ele abre a boca, mas é só ir para São Paulo e escutar as perguntas e repostas da rádio Jovem Pan de um "tal Molusco", aí sim é vocês verão o retrato de nosso "PRESIDENTE" que adoça a boca dos mais desfavorecidos ou preguiçosos com algum tipo de "bolsa-esmola", para que estes o defendam até o fim, pois como eu, não entedem de política, mas não sou preguiçoso, vou atrás.
Na semana Santa de 2008, minha filha estava fazendo um intercâmbio estudantil na Espanha, e no feriado com mais dois BRASILEIROS (que somos de todas a cores) quiseram conhecer a IRLANDA, e na imigração , olharam para e para seu colegas e disseram para ela "COM ESTES DOIS AMIGOS, VOCÊ NÃO VAI PODER ENTRAR" um era estudante de medicina e outro de farmácia na Bahia e ela estudante de Jornalismo em Niterói, sendo que eram da raça negra e minha filha de pele branca (mas sem olhos azuis). Foram barrados e humilhados, pois enviaram os 3 para uma prisão comum (ao invés de ficarem retidos no aeroporto) até ter um avião de volta para Portugal (de onde partiram), sendo que o ITAMARATI pediu explicações e ficou "por isso mesmo". Ninguém pensou em pelos menos reembolsar as economias que fizeram para dar este passeio maldito, e estamos pra completando um ano e nada mais foi feito. Quem sabe um dia algum Irlandês fique doente aqui no Brasil e este estudante de medicina esteja formado e atenda-o

Pois é! Não é mesmo???

tim (Estudante de Direito - Família)

Então, este senhor quer processar o nosso Presidente porque ele falou uma bobagem...há tá!!!entendo..o rapaz tem olhos azuis, é branco...de origem italiana e rodeado de mulheres brancas...há tá!!! Você sabe quantos processos há nas mesas do pessoal? Não sabe...há tá! Tudo de bom amigo, espero que teus quinze minutos de fama te acordde para um real de fantasias que vive.

Racismo reverso

Wilson P. M (Funcionário público)

Além de os negros e hispânicos quererem ser como brancos, eles os discriminam... Quem os entende? Dou razão ao concidadão gaúcho no que se refere ao racismo reverso e não tenho dúvida de que o Presidente, casado com uma branca do olho claro com ascendência italiana, cometeu o crime de racismo, já que este é um crime formal.
Os pretos são exaltados em músicas de baixo escalão moral - funk -, tem cotas e outros subterfúgios que facilitam e encurtam o caminho no que comparado aos outros...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 11/04/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.