Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Poder feminino

Silvia Zarif é a primeira mulher a presidir TJ da Bahia

A desembargadora Silvia Zarif, de 57 anos, foi empossada presidente do Tribunal de Justiça da Bahia em cerimônia que aconteceu na manhã desta sexta-feira (8/2). Segundo o jornal A Tarde, é a primeira vez que uma mulher preside o Poder Judiciário no Estado.

Dos 27 Tribunais de Justiça, somente Bahia, Acre, Pará e Rondônia têm uma mulher ocupando a presidência. A nova Mesa Diretora do TJ, composta por cinco membros, incluindo a presidente, conta com mais três desembargadoras: Lealdina Torreão (primeira vice-presidente); Telma Brito (corregedora-geral da Justiça) e Maria José Sales Pereira (corregedora do interior). A segunda presidência é ocupada pelo desembargador Jerônimo dos Santos no biênio 2008/2009.

“A responsabilidade aumenta, por ser a primeira mulher, porque a expectativa é grande. Na realidade, não podemos fazer milagres, mas vamos nos empenhar, como sempre fizemos, em todas as atividades como mulheres, em desempenhar mais este papel na direção do poder Judiciário na Bahia", disse Silvia em entrevista coletiva após a cerimônia de posse.

O maior desafio da desembargadora é agilizar o Judiciário baiano, considerado um dos mais lentos do país. Segundo a presidente, o quadro de funcionários do Tribunal é pequeno, mas não há recurso para aumentá-lo nesse momento. Silvia promete implantar um Plano Diretor do Judiciário com objetivo de melhorar o atendimento do TJ.

Participaram do evento, o governador Jaques Wagner, o presidente da Assembléia Marcelo Nilo e o prefeito de Salvador João Henrique Carneiro.

Revista Consultor Jurídico, 9 de fevereiro de 2008, 0h01

Comentários de leitores

2 comentários

Parabens à Sua Excelência pela conquista que só...

Sinésio (Advogado Autônomo)

Parabens à Sua Excelência pela conquista que só vem demonstrar à Sociedade Machista Brasileira que a mulher tem todo o direito de exercer o poder em qualquer circunstância igual ou melhor do que muitos homens. Aproveito para solicitar que Sua Excelência possa rever as barbarridades de promoções de juízes sem a moral necessário para tal, ocorridas no Tribunal da Bahia segundo o noticiario.

Parabéns à Ilustre Desembargadora pela Nobre co...

Moacyr Pinto Costa Junior (Advogado Associado a Escritório)

Parabéns à Ilustre Desembargadora pela Nobre conquista. Que Deus ilumine seus caminhos.

Comentários encerrados em 17/02/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.