Estágio na Justiça

Judiciário paulista vai contratar 1.750 estudantes de Direito

Autor

17 de julho de 2007, 0h00

O Judiciário paulista vai contratar 1.750 estudantes de Direito como estagiários. O anúncio foi feito, na segunda-feira (16/7), pelo presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi. A contratação vai permitir que cada juiz paulista possa contar com um estagiário no trabalho em suas varas.

A medida representa a ampliação do contrato do TJ paulista com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de mil para 2.750 vagas para estudantes de Direito. Os contratos de estágio têm vigência de um ano e podem ser prorrogados. O expediente é de 4 horas por dia, de segunda a sexta-feira, e será pago uma bolsa-auxílio de R$ 350, mais auxílio-transporte.

A seleção dos interessados será feita pelo Centro. A preferência será por estudantes do quarto ano do curso de Direito, que deverão inscrever-se pelo site www.ciee.org.br. É necessário que a faculdade também tenha convênio com o CIEE.

O TJ-SP possui convênio com o Centro de Integração desde 2005 e também disponibiliza 6 mil vagas para estagiários de nível médio, em que os estudantes desempenham funções nos cartórios, desenvolvendo habilidades de relação pessoal (atendimento ao público e convivência com outros profissionais) e concentração no trabalho.

De acordo o TJ-SP, o recrutamento dos estagiários não tem intenção de suprir ou ocupar as atribuições dos funcionários de carreira.

O advogado Ricardo Tosto, da Comissão de Modernização do Judiciário da OAB paulista, comemorou a iniciativa do desembargador Celso Limongi. “Contratar estagiários pode aumentar mais a produtividade do tribunal”, afirma.

Segundo o advogado, a contratação de estagiárias era uma das propostas feita pela Comissão ao presidente do TJ-SP no começo deste ano. Outro projeto defendido pelo advogado é o da contratação de jovens carentes, por meio do programa “Aprendiz”, para trabalhar no “operacional” do Tribunal de Justiça paulista. “Assim, os com mais qualificação desenvolveriam os trabalhos mais complexos. O nível de produtividade do tribunal certamente iria melhorar”, diz.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!