Justiça ampliada

Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, inaugura vara federal.

Autor

28 de maio de 2004, 20h14

A Vara Federal de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul, foi inaugurada nesta sexta-feira (28/5). A solenidade foi conduzida pela vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler.

A nova vara abrange uma área de 38 municípios que antes estavam sob a responsabilidade da Justiça Federal de Santo Ângelo, a qual, em 2003, recebeu 12.777 novos processos e sentenciou 7.985 ações. Agora, ela ficará menos sobrecarregada – sua área de jurisdição passou de 81 para 43 municípios.

A nova vara conta com área para atendimento ao público e protocolo de processos, dois gabinetes de juízes, secretaria, sala de audiências, sala para os advogados, posto da Caixa Econômica Federal e setor administrativo.

A estrutura está instalada em um prédio recém-concluído, cujo projeto seguiu as orientações da JF para atender às necessidades da instituição. Inicialmente, o aluguel será custeado pela prefeitura.

Marga destacou que a comunidade local, durante os últimos cinco anos, deu um exemplo de mobilização para as demais coletividades, pois “batalhou, não se abateu pela derrota inicial, continuou unida em torno deste propósito e realizou um trabalho conjunto para conquistar o objetivo”.

A diretora do Foro da Justiça Federal no RS, juíza Salise Monteiro

Sanchotene, também destacou esse esforço. “Só está acontecendo esta solenidade de hoje porque encontramos apoio da comunidade”, declarou. Ela também salientou que, além de um diretor de secretaria, 12 funcionários da JF no Estado manifestaram interesse em trabalhar na cidade, enquanto as últimas varas no Interior começaram a atuar com apenas quatro trabalhadores.

Apontou ainda que todo o quadro estará preenchido ao final de um concurso público que está em andamento e que já foi firmado um convênio para selecionar cinco estagiários. “Nenhuma vara instalada ultimamente nasce com tantos servidores”, comemorou. (TRF-4)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!