Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Indicação confirmada

Senado aprova nome de Hélio Quaglia Barbosa para o STJ

O plenário do Senado aprovou o nome do desembargador paulista Hélio Quaglia Barbosa para integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A votação ocorreu nesta quarta-feira (19/5), às 23h, e a aprovação se deu por 37 votos a favor e 4 contra. O relator foi o senador Aloizio Mercadante.

Agora será feita a comunicação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que se dê a nomeação de Quaglia Barbosa para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Luiz Carlos Fontes de Alencar. Após a nomeação, ele tomará posse em até 30 dias.

Quaglia Barbosa já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado há 15 dias, mas somente agora seu nome foi submetido ao plenário em razão de a pauta de votação estar obstruída.

O desembargador foi indicado no dia 23 de abril. Essa foi a terceira vez que Quaglia Barbosa integrou listas tríplices para ocupar uma vaga no STJ. A primeira foi em 2001, para a vaga do ministro Hélio Mosimann, com 21 dos 32 votos possíveis. Em 2003, foi eleito para a lista que preencheria a vaga deixada pelo ministro Ruy Rosado de Aguiar, com 19 dos 32 votos. Dessa vez, em eleição realizada em 17 de março, ele foi indicado para o cargo após ter sido eleito com 19 votos dentre os 31 possíveis. (STJ)

Revista Consultor Jurídico, 20 de maio de 2004, 15h37

Comentários de leitores

1 comentário

É com imensa satisfação que comento esta grata ...

Marco Barreto (Advogado Autônomo)

É com imensa satisfação que comento esta grata notícia, rara nos últimos tempos em nosso sofrido País, que é a aprovação do nome do Eminente Desembargador, Dr. Hélio Quaglia Barbosa para o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Pela retidão moral e pelo vasto e notável saber jurídico do aprovado, que conheço, convivi e com quem pude aprender muito em razão de haver sido, com grande satisfação, seu aluno na Universidade, ressalto que quem tem a ganhar coma sua indicação, É TODO O POVO BRASILEIRO. Parabéns DR. HÉLIO, é o que posso no momento lhe desejar, porque já sei de antemão, que a sua retidão moral; senso de justiça; notável saber jurídico e a principal qualidade de um Magistrado da qual Vossa Excelência é detentor, que é a "isenção", farão do Superior Tribunal de Justiça uma casa muito mais completa na distribuição, imparcial, da verdadeira Justiça de que é tão carente o Povo Brasileiro. Que Deus o abençoe nessa nova empreitada, tendo em vista que com muito atraso, chegou sua hora de integrar o ST para o bem de todos nós. Araraquara, 20 de maio de 2004 Marco Antonio Cortese Barreto Advogado

Comentários encerrados em 28/05/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.