Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Pérolas Processuais

Pérolas: Encaminhei a Vossas Excelências o meu corrícolo.

Por 

"Eu encaminhei a Vossas Excelências o meu corrícolo. Nesse meu corriculum-vitae estão expostas as minhas experiências. Eu pretendo enriquecer o meu corrículo com a distinção de ser incluído em lista sêxtupla. E mais orgulhoso estarei se ao meu corrículo puder ser agregada a minha nomeação como desembargador". (De um candidato a vaga do quinto constitucional, falando aos conselheiros da OAB-RS).

Nomes raros

Abilésio, Adafanestor, Cânhamo, Detrufoide, Emilérsio, Rúgilo e Zímbrio. (Nomes ou sobrenomes raros de partes ou testemunhas, anotados por escrivão de uma Vara de Família em Porto Alegre).

Realista e observador

"Deixei de citar o réu por ter-me sido informado que o mesmo havia falecido. Diligenciando para comprovar compareci ao cemitério local, constatando o sepultamento. O jazigo encontra-se em bom estado e florido, o que leva este meirinho a concluir que o óbito foi recente". (De uma certidão de oficial de Justiça, em Rio Grande).

Nu com nu

"Para o flagrante de adultério, não é indispensável a prova de seminatio in vas, nem o encontro dos infratores nudo cum nudo in eodem cubiculo. Basta que, pelas circunstâncias presenciadas se possa inferir como quebrada materialmente a fidelidade conjugal". (De uma ementa de acórdão do STF, em 1954).

Pão, pão ! Queijo, queijo!

"O senhor sabe se o réu fazia sexo com a senhora aqui presente?" - perguntou o juiz a uma testemunha. Resposta: "Olha Excia., sexo eu não sei; só sei que eles faziam queijo".

(Do termo de uma audiência de instrução de ação de dissolução de sociedade de fato, na comarca de Cuiabá).

Bebum

"Solicito maior prazo para citar o réu, pois nas três diligências que realizei, o encontrei completamente etilizado, isto é, sem compreender o que eu lhe dizia". (De uma certidão de oficial de Justiça, na comarca de Santos-SP).

* Pérolas Processuais são produzidas pelo site Espaço Vital – www.espacovital.com.br

 é advogado, editor do site Espaço Vital e articulista da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 7 de maio de 2004, 12h17

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 15/05/2004.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.