De olho

Advogados repudiam desrespeito às prerrogativas profissionais

Autor

29 de junho de 2004, 18h47

O “Encontro em Defesa das Prerrogativas do Advogado”, promovido pela OAB do Paraná, chegou à conclusão de que o momento atual de desrespeito ao advogado brasileiro é pior do que o visto na época da ditadura militar. Naquela época, concluíram os participantes, o inimigo era visível. Hoje, ele vem disfarçado de democracia popular.

Sediado em Curitiba, nos dias 24 e 25 de junho, o evento foi promovido para discutir os atos como o “impedimento de acesso aos autos de processos, a disparidade de armas entre o Ministério Público e a defesa (…), a violação dos arquivos, comunicações e dados de escritórios de advocacia e a missão institucional da OAB”, segundo o professor da Universidade do Paraná, René Ariel Dotti, em seu discurso de abertura do encontro.

Dotti afirmou, ainda, que nos últimos dez anos, os preconceitos contra os advogados foram multiplicados, e agora apresentam uma agravante. Segundo ele, hoje é “o próprio Poder Judiciário que, por uma parcela de seus representantes e não raramente, está homologando quando não praticando algumas das violações contra a liberdade do exercício profissional e aos direitos inalienáveis de pessoas suspeitas ou acusadas de infrações”.

Ao final do encontro, os participantes decidiram promover um movimento nacional para “denunciar à nação que a única atividade do governo atual é a promoção de espetáculos policiais para esconder o desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos”. Um dos alvos mais atacados pelos participantes foram as CPIs e suas “arbritariedades”.

Participaram do evento, os palestrantes Miguel Reale Júnior, Alberto Zacharias Toron, Fernando Augusto Fernades, Luiz Roberto Barroso, Luís Guilherme Vieira, José Roberto Batochio, Luiz Flávio Borges D’Urso e Técio Lins e Silva. O encontro teve o apoio da Escola Superior de Advocacia do Paraná, da Associação Brasileira de Criminalistas e da Associação Paranaense de Advogados Criminalistas. Foi organizado pelo presidente da OAB do Paraná Manoel Antônio de Oliveira Franco.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!