Túnel do tempo

OAB lança projeto Memória para homenagear advogados

Autor

18 de junho de 2004, 18h46

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, lançará o projeto “Memória”, que pretende resgatar e homenagear os nomes que fizeram a história da advocacia brasileira.

O ponto de partida do projeto vai ser dado na sessão do Conselho Federal da OAB em agosto, quando será homenageado e entrevistado o ex-conselheiro federal pelo Paraná, Francisco Cunha Pereira, que é também jornalista e foi conselheiro da Seccional paranaense da entidade dos advogados. A partir de agosto, o Conselho Federal da entidade vai homenagear, a cada sessão, um advogado que tenha tido participação na história da entidade e da advocacia brasileira.

Segundo o presidente nacional da OAB, a idéia surgiu a partir da necessidade de resgatar e documentar o passado histórico da entidade, do qual essas personalidades são parte importante. “A OAB se notabilizou por estar sempre voltada ao seu passado – mas não no sentido de admirar seus próprios feitos, e sim para se mirar na luta daqueles que antecederam os mandatários atuais, no sentido de projetar o futuro da Ordem”, observou.

Segundo Roberto Busato, a tradição de cultuar seu passado e os seus exemplos importantes é um dos grandes segredos da Ordem dos Advogados, em que se baseou a idéia do projeto Memória. “Para tanto, pretendemos, a cada mês, durante as sessões do Conselho Federal da OAB fazer uma homenagem a um advogado já calejado, experiente, de preferência com experiência dentro da OAB”, disse.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!