Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

De olho no futuro

Fórum de Desenvolvimento em Fortaleza debate futuro do Nordeste

Começa nesta quinta-feira (18/7), em Fortaleza, o mais importante Fórum sobre o futuro do Nordeste já promovido na Região. Participam representantes do Banco Mundial, União Européia, órgãos da ONU, ministros, governadores, acadêmicos e jornalistas.

O evento é promovido pelo Banco do Nordeste que, este mês, completa 50 anos de existência.

Durante dois dias, serão examinadas as Estratégias de Políticas para o Desenvolvimento de Regiões Retardatárias e as chances do Nordeste no contexto da Globalização.

O Fórum será promovido junto com o VII Encontro Regional de Economia. Na sexta-feira (19/7), o encerramento do evento será transmitido em vídeo-conferência para todas as capitais nordestinas e para o Estado de Minas Gerais. O local do evento será a sede do próprio Banco do Nordeste na Avenida Paranjana, 5.700.

A programação prevê três painéis e duas sessões especiais, sobre os temas: "Fundamentos da Política Fiscal para o Crescimento Sustentável", "Inclusão Social no Nordeste do Brasil", "A Inserção do Nordeste no Novo Regionalismo Mundial", "As Instituições e o Desenvolvimento" e "Estratégias de Políticas para o Desenvolvimento de Regiões Retardatárias".

No encerramento do Fórum, será entregue o Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional e o Prêmio Banco do Nordeste de Talento Universitário, promovidos com objetivo de estimular a realização de estudos sobre temas relevantes para o desenvolvimento da Região.

Concorrem ao Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, na categoria profissional, 120 artigos inéditos que foram encaminhados para apresentação no VII Encontro Regional de Economia, e na categoria universitária dissertações de mestrado aprovadas há no máximo dois anos nos Centros de Pós-Graduação em Economia do País. As dissertações são encaminhadas ao Banco pelos próprios Centros de Pós-Graduação. O Prêmio contemplará os três primeiros colocados em cada categoria, distribuindo, no total, R$ 15,5 mil.

O Prêmio Banco do Nordeste de Talento Universitário foi instituído este ano com o objetivo de estimular a participação dos jovens na formulação de idéias inovadoras capazes de contribuir para aperfeiçoar as políticas voltadas para melhoria das condições de vida da população nordestina. Podem se inscrever candidatos que estejam concluindo o último ano de graduação ou tenham concluído em 2001 curso superior em qualquer Universidade pública ou privada do País, reconhecida pelo Ministério da Educação.

Em um dos eventos paralelos, seis jornalistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília participarão de uma Mesa Redonda junto a sete colegas do Nordeste para discutir as condições objetivas da Região para obter maior exposição em âmbito nacional e internacional.

O objetivo da Mesa Redonda é complementar as análises feitas nos painéis com economistas, administradores e técnicos. Ou seja: o que se espera é menos uma avaliação técnica no sentido sócio-econômico, do que captar a percepção de profissionais da imprensa sobre o Nordeste.

A questão se coloca como uma premissa no itinerário rumo à globalização, que pressupõe a visibilidade como instrumento de captação de investimentos.

Diferentemente dos painéis do Fórum, a Mesa Redonda não será realizada em plenário, sendo gravada para posterior publicação, como material de reflexão sobre o futuro do Nordeste.

Veja a programação:

Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento

"Nordeste: Oportunidades e Desafios."

5ª Feira - 18.07.2002

08h00 - Credenciamento

08h30 - Sessão Especial -Anpec

Política Fiscal para o Crescimento Sustentável

Francisco Ramos - Secretário Executivo da ANPEC

Fernando Holanda Barbosa - FGV-Rio

Ricardo Varsano - IPEA

Fernando Rezende - Ministério do Desenvolvimento

10h30 - Intervalo

10h45 - Sessões Simultâneas I

12h30 - Almoço

14h00 - Sessões Simultâneas II

15h45 - Intervalo

16h00 - Painel I

Inclusão Social no Nordeste do Brasil

Antônio Maria da Silveira - Universidade Federal de Uberlândia

Werner Baer - Univ. of Illinois

Roberto Cavalcanti - INAE

José Márcio Camargo - PUC-Rio

Sônia Rocha - FGV-Rio

6ª Feira - 19.07.2002

08h30 - Sessões Simultâneas III

10h00 - Mesa Redonda

Mídia: O Nordeste no Século XXI

Getúlio Bittencourt - Diretor de Redação do DCI

Xico Sá - Repórter Especial da Folha de S.Paulo

Lu Aiko Otta - Repórter da Agência Estado em Brasília

Ronald de Freitas - Subeditor de Brasil da Revista Época

Ricardo Amaral - Repórter Especial e Colunista do Valor Econômico

Ana Cristina Magalhães - Editora do site Consultor Jurídico

Fernando Castilhos - Colunista de Negócios do Jornal do Comércio

  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Revista Consultor Jurídico, 18 de julho de 2002, 12h04

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 26/07/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.