Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Política tributária

Veja programação do seminário sobre tributos e sonegação em SP

O seminário "O impacto da tributação e da sonegação na competitividade das empresas" programado para o próximo dia 30, vai colocar, frente a frente, alguns dos principais críticos da política tributária do governo com os próprios operadores da máquina estatal: o secretário da Receita, Everardo Maciel e o advogado-geral da União, Gilmar Mendes.

O evento será aberto pelo diretor da McKinsey, Stefan Matzinger. Ele vai falar sobre a correlação entre as imperfeições do sistema tributário e o grau de desenvolvimento das economias, identificando a criação de vantagens competitivas de algumas empresas com relação a outras.

Stefan Matzinger apresentará também as experiências da McKinsey com a administração tributária em diversos países. O seminário, promovido pelo jornal Valor Econômico, será no hotel Renaissance, em São Paulo, a partir das 9h.

Durante o evento serão discutidos os efeitos das assimetrias verificadas no país na cobrança de impostos, especialmente nos segmentos de combustíveis, cigarros e bebidas.

Entre os temas destacam-se as demandas judiciais e suas conseqüências no mercado de combustíveis, o descaminho e o mercado ilegal dos cigarros e a questão da substituição tributária.

Veja a programação do seminário

8h30 - Credenciamento e Welcome Coffee

9h - Abertura

9h45 - Painel I - Combustíveis (as demandas judiciais e suas conseqüências no mercado, a situação após a abertura do mercado)

O conferencista sobre o setor será o advogado Ives Gandra Martins. Debaterão com ele o vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Paulo Borgerth, e o advogado Roberto Quiroga, do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga.

11h - Coffee break

11h15 - Painel II - Cigarros (o descaminho de cigarros, o mercado ilegal, a controvérsia do Mercosul)

A conferência sobre o setor de Cigarros será do diretor do Sindifumo e da Abifumo, e vice-presidente da Companhia Souza Cruz, Milton Cabral. A debatedora será a secretária da Fazenda do Pará, Teresa L. M. C. Cativo Rosa.

12h30 - Almoço

14:30 - Painel III - Bebidas (a substituição tributária e suas conseqüências no mercado, a questão dos tubaineiros)

A conferência sobre esse setor de será de Antoninho Marmo Trevisan, diretor da Trevisan Auditores. Estão confirmados para debater com ele o deputado federal Antonio Kandir, o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes (Abir), Carlos Lohmann, e o superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Marcos Mesquita.

Oradores: Gilmar Ferreira Mendes, ministro-chefe da Advocacia-Geral da União e Everardo Maciel, secretário da Receita Federal.

16h - Encerramento

Revista Consultor Jurídico, 22 de janeiro de 2002, 20h41

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 30/01/2002.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.