Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nova ministra

FHC indica Ellen Gracie Northfleet para ministra do Supremo

O presidente da República indicou, nesta terça-feira (31/10), a juíza Ellen Gracie Northfleet para a vaga de ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio foi feito pelo Secretário-Geral da Presidência da República, Aloysio Nunes Ferreira.

O advogado-geral da União, Gilmar Mendes emitiu nota manifestando-se a respeito, dizendo receber a indicação "com imensa satisfação por tratar-se de magistrada moderna, que se notabilizou por impecável atuação no Tribunal Regional Federal da 4ª região, uma das cortes judiciais mais destacadas do País".

A indicação será encaminhada ao Senado Federal que deverá sabatinar a magistrada. Ellen Gracie deverá ser a primeira mulher a se tornar ministra do Supremo.

Ela deverá preencher a vaga do ministro Octávio Gallotti, que se aposentou na última sexta-feira (27/10).

A juíza graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970) e fez pós-graduação, em nível de especialização, em Antropologia Social pela mesma Universidade (1982).

Atuou como advogada, integrou o Conselho Seccional da OAB-RS e foi Diretora-fundadora da Escola Superior da Advocacia da gaúcha (1986-1987), sendo eleita vice-presidente do Instituto dos Advogados do RS (1988).

Como membro do Ministério Público Federal (1973-1989) integrou a composição original do TRF-4ª, em vaga destinada ao quinto constitucional. Atualmente ela preside a 1ª Turma do Tribunal.

Revista Consultor Jurídico, 31 de outubro de 2000, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 08/11/2000.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.