Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Falso anonimato

Site que difama Cristovam Buarque é produzido na Câmara Legislativa do

A polícia paulista está perto de localizar os responsáveis por um site na Internet que se dedica a atacar agressivamente o ex-governador de Brasília, Cristovam Buarque; o PT e o jornalista Ricardo Noblat.

Embora esteja hospedado no exterior, em um provedor gratuito, e utilizem correio eletrônico anônimo, os autores do site, descobriu-se, estão localizados na Câmara Legislativa de Brasília.

Em razão dos indícios de que os patrocinadores do site pertençam à base política do atual governador Joaquim Roriz, do PMDB - que tem o controle da polícia local - o pedido de rastreamento foi feito à polícia de São Paulo.

O site ainda está no ar e é atualizado periodicamente. As últimas "notícias" foram inseridas no site no dia 21 de novembro.

Na capa do panfleto eletrônico, exibe-se uma foto de Cristovam Buarque, chamado de "dexgovernador" por trás da simulação de grades de uma prisão. Imputa-se ao ex-reitor da Universidade de Brasília e ao seu partido, o PT, uma série de crimes e acusações.

Os autores do site atacam duramente o diretor de redação do "Correio Braziliense", Ricardo Noblat, estendendo os ataques à sua família.

Concebido em formato jornalístico, o site massacra também o idioma - dado que deixou os investigadores paulistas em dúvida sobre a intencionalidade ou não dos erros. Pela forma de apresentação das supostas estatísticas e programas analisados, ao tempo da gestão de Buarque, não resta dúvida de que seus editores têm estreitas ligações com a equipe do atual governo do Distrito Federal.

Revista Consultor Jurídico, 28 de novembro de 2000, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 06/12/2000.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.