Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Executivo bombardeado

Fitas revelam ligação entre Eduardo Jorge, Nicolau e Martus

O principal elo de ligação do juiz Nicolau dos Santos Neto, no Senado, era Romeu Tuma e não Luiz Estevão. O então secretário-geral da Presidência da República, Eduardo Jorge, que falava em nome de FHC, encaminhou o juiz a Martus Tavares, no Ministério do Planejamento, para acertar a liberação de R$ 25,7 milhões - desembolso que seria, depois, referendado pelo próprio presidente da República.

Essas são algumas das revelações da revista Istoé, que chegou mais cedo às bancas esta semana. A publicação traz as transcrições de conversas telefônicas do juiz Nicolau dos Santos Neto sobre o esquema de liberação de verbas superfaturadas para a construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho.

O esquema revelado pela revista seria o seguinte: primeiro Nicolau ligava para Eduardo Jorge ou se encontrava pessoalmente com ele em seu escritório na Asa Sul de Brasília.

No encontro com o então assessor do Ministério do planejamento o atual ministro, Martus Tavares teria comentado que, "já que você tem um pistolão desses, nem precisa dizer mais nada".

A verba para a obra havia sido cortada pelo Congresso Nacional pois os valores para a construção estavam superfaturados, segundo constatou o Tribunal de Contas da União.

Para liberar o dinheiro, Martus teria enviado várias justificativas para o presidente Fernando Henrique Cardoso que autorizou o repasse de verbas.

A reportagem ainda revela a intensidade do relacionamento entre Romeu Tuma e Nicolau. A própria CPI do Judiciário registrou mais de 300 telefonemas entre os dois. O juiz teria feito várias nomeações a pedido de Romeu Tuma, cuja amizade data da época em que o senador era chefiava a Polícia Federal.

Para ler mais sobre o assunto clique aqui.

Revista Consultor Jurídico, 13 de julho de 2000, 0h00

Comentários de leitores

1 comentário

Quem vai atngir os vidros ultra blindados dos r...

Helena Fausta (Bacharel - Civil)

Quem vai atngir os vidros ultra blindados dos rapinadores do Pude? Por enquanto "todos" sem exceção, estão intactos.

Comentários encerrados em 21/07/2000.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.