Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Proibido fumar

Decreto proíbe fumar em cidade do Paraná

Em Bocaiúva do Sul, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, é proibido fumar. A prefeitura proibiu a venda de cigarros em estabelecimentos comerciais ou qualquer outro local.

O decreto inconstitucional foi assinado pelo prefeito Élcio Derti, que mandou três funcionários da prefeitura vigiar a população e os comerciantes.

O motivo da decisão, diz o prefeito, é o aumento de população no cemitério e nos hospitais da cidade, devido às doenças e mortes provocadas pelo cigarro.

Segundo o prefeito, o cemitério foi ampliado no ano passado, mas já está quase lotado.

Um levantamento da prefeitura teria constatado que a morte da maioria das pessoas nos últimos anos no município foi causada pelo cigarro.

"As pessoas que têm doenças relacionadas ao cigarro gastam muito dinheiro da prefeitura. Temos que pagar a estadia no hospital e os medicamentos. Eu também tenho que pagar o caixão do fumante e o buraco onde ele fica", disse o prefeito de acordo com a notícia divulgada na CNN Brasil.

O prefeito afirmou que se os comerciantes que venderem cigarros terão a mercadoria apreendida. Se insistirem, o comércio poderá ser fechado.

O prefeito já havia tomado outras atitudes polêmicas na cidade como proibir a venda de preservativos e a distribuição de Viagra para a população.

Revista Consultor Jurídico, 22 de dezembro de 2000, 0h00

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 30/12/2000.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.